Breaking News

Consumidor deve ficar atento às garantias estendidas, diz especialista

Fonte: G1

Dori Boucault explica que há dois tipos diferentes.
Muitos consumidores acabam ficando no prejuízo.

Em muitas compras de eletrônicos e eletrodomésticos os vendedores oferecem também a garantia estendida, mas de acordo com o especialista em consumo Dori Boucault, é preciso avaliar o tipo de garantia. “Só é vantagem se a garantia estendida for do fabricante do aparelho que se está comprando. Quando você vai para essa garantia estendida que é um seguro, uma financeira, é uma dor de cabeça. O pessoal vai inventar tantos documentos e situações, não vai até sua casa, que eles querem na verdade só receber o pagamento.”

A garantia estendida é um tipo de seguro que complementa a garantia do produto ou amplia a garantia. O tipo mais comum oferecido no mercado é a extensão da garantia do fabricante, mas o consumidor deve ficar atento, já que, assim como outros seguros, poderá ter exclusões de cobertura.

A comerciante Maria Alves da Costa comprou uma máquina de lavar em maio de 2011 por quase R$ 1,2 mil, mas 14 meses depois o produto apresentou defeito. “O cesto começou a bater nas laterais da máquina soltando películas. A roupa estava cheia de pedaços de plástico. Então começou a vazar por baixo.”

O equipamento tinha garantia de um ano pela fabricante, mas na época ela havia contratado a garantia estendida de mais dois anos por uma seguradora. De acordo com o contrato, se o aparelho apresentasse problemas teria que ser trocado por um mesmo modelo ou a consumidora seria reembolsada com base no valor da nota fiscal. Maria, porém, diz que nunca recebeu nenhum produto e nem o dinheiro. “Eles falaram que não iriam devolver o produto porque não acharam no mercado, que devolveriam o dinheiro, mas é uma demora muito grande, muitas ligações. Falaram que tinham depositado. Eu fiquei ligando, mas o dinheiro não caia na minha conta. Eu pedi o comprovante. Eles mandaram, mas não tem o número da minha conta”, explica.

De acordo com Boucault, tantos problemas são mais comuns em garantias estendidas de seguradoras. “Vale a pena quando é do fabricante porque quando você tem o problema eles têm a peça. O outro é uma central que atende a diversos aparelhos.”
 

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario