Breaking News

Avanço da internet e o “absoluto descarte do corretor de seguros”

Fonte: CQCS | Pedro Duarte

Um dos temas mais polêmicos levantados pelo advogado Antonio Penteado Mendonça, durante palestra promovida pela Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS), na semana passada, foi a falta de peso da posição do corretor de seguros diante de grandes questões do mercado, com os problemas decorrentes dos riscos declináveis, entre outros.

“Vai acontecer muito mais rápido do que os sindicatos esperam: o absoluto descarte do corretor de seguros pelo avanço da internet, pois a nova geração está pronta para dispensar o trabalho da categoria e logo vai descobrir que fazer seguro direto é mais barato”, sustenta Penteado Mendonça.

Ele faz o paralelo com o mercado de agências de viagem. “Hoje praticamente extintas, só sobreviveram algumas que se dedicam a pacotes especiais. Isso porque ficou muito mais fácil e barato cotar e comprar através de sites especializados”.

Penteado Mendonça lembra que o Seguro de Auto já é uma commodity cujo único diferencial é o preço. “Então até quando o corretor continuará sendo importante no sistema?”, provoca.

O cenário fica ainda mais nebuloso com a análise dos modelos de distribuição do microsseguro. “Esse negócio não vai deslanchar pelo canal corretor. Se der certo, será por meio de contas de luz e água, por exemplo, ou pelas redes varejistas, como nos Estados Unidos, onde uma das maiores seguradoras começou com uma gigante do varejo, a Sears”, concluído Penteado Mendonça.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario