Breaking News

Qual é a taxa máxima que meu plano de previdência deve ter?

Fonte: Exame

Dúvida do internauta: Eu não consigo entender realmente como funcionam os planos de previdência privada do tipo VGBL. Eu tenho um plano chamado "Multiplano geração 2" no Bradesco. Li em algum lugar que as taxas variam entre 2,5% a 10% ao ano nos planos previdenciários, mas eles me cobram uma taxa de administração de 20%. Qual é a taxa máxima que devo aceitar?

Resposta de Fernando Meibak*: 

Não é possível saber detalhes do produto em que você está investido, pois não temos acesso a informações sobre o plano em fontes públicas ou no site da empresa.

Mas, é possível dizer de uma maneira genérica que é recomendável sair de quaisquer investimentos em produtos de previdência que cobrem mais de 1,5% ao ano de taxa de administração e que cobrem taxa de carregamento.

Você pode ganhar mais investindo você mesmo seus recursos em títulos do Tesouro Direto. Navegue pelo site do Tesouro, onde você pode encontrar toda a orientação necessária sobre como começar a investir. Escolha as Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B), que pagam ao investidor uma taxa de juros mais a variação do IPCA. Esses juros estão altos, dependendo do vencimento há papéis que pagam uma taxa acima de 4% ao ano, mais o IPCA.

* Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.



Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario