Breaking News

Swiss Re Corporate Solutions desenvolve soluções sob medida para o mercado de energia

Fonte Sara Pizza

Para apoiar o desenvolvimento contínuo do mercado de energia no Brasil, a Swiss Re Corporate Solutions dispõe de produtos e soluções inovadoras.

O desenvolvimento da economia brasileira tem estimulado o aumento da demanda energética no país, que, segundo previsão da Petrobras, deverá crescer na média de 3,1% ao ano até 2030, contra o patamar mundial de 1,3%. O petróleo e derivados, que responderam por 37,8% de toda a energia usada no Brasil em 2010, segundo dados do Ministério de Minas e Energia, ganharam impulso desde a descoberta de reservas no pré-sal.
 
Até 2020, a estimativa é que a produção de petróleo avance dos atuais 2,2 milhões de barris por dia (petróleo e gás natural) para 5,7 milhões. Bastante diversificada, a matriz energética brasileira é composta, a maior parte (80%), por fontes renováveis. A hidroeletricidade, por exemplo, já representa 14% da matriz elétrica, elevando o país à décima posição no ranking mundial dos maiores consumidores de energia elétrica.
 
Soluções para todos os riscos
 
No Brasil, a Swiss Re Corporate Solutions dispõe de soluções inovadoras para a transferência de riscos, que atendem quatro linhas de negócios da área de energia: petróleo onshore e offshore, mineração e energia elétrica. De acordo com Silvio Steinberg, diretor da área de Specialties, Property & Casulaty, a companhia possui um grande foco de atuação no segmento de geração de energia elétrica no país e tem condições de prover soluções para os mais diversos tipos de fontes de energia que compõem a matriz energética brasileira.
 
Fellipe Aguiar, subscritor de riscos de Energy, ressalta que as soluções completas para os segmentos industriais da área de energia contemplam as etapas de projeto, construção e operação. Na fase de projeto, a equipe de técnicos da seguradora assessora a indústria na análise do contrato para a definição da melhor proteção, oferecendo o seguro Garantia como opção mais vantajosa e eficaz.
 
Na fase de construção, a oferta de proteção abrange desde os seguros tradicionais - como o de Riscos de Engenharia para a obra, de Responsabilidade Civil para cobrir danos a terceiros e de Transporte para a garantia dos riscos de deslocamento de materiais -, até os seguros mais sofisticados. Caso do Delay in StartUp (ou DSU) para "Perdas de Lucros durante o Transporte", que cobre as perdas financeiras devido ao atraso na entrega do projeto em consequência de sinistro durante o transporte. Já o ALOP (Advance Loss of Profit), tem o mesmo objetivo, porém, é direcionado às perdas decorrentes de sinistros durante obras.
 
Na terceira e última etapa do empreendimento, a da operação do negócio, a Swiss Re Corporate Solutions está preparada para prover todas as soluções para a transferência de riscos, nas modalidades de riscos nomeados e all risks. Segundo Fellipe Aguiar, danos causados ao ativo, seja por explosão, incêndio ou por eventos da natureza, poderão ser cobertos pelos seguros de Danos Materiais e Lucros Cessantes e também Responsabilidade Civil Operações.
 
Novos produtos
 
Para Fellipe Aguiar, o mercado brasileiro dispõe de muito espaço para a oferta de produtos não tradicionais, especialmente para o segmento de energia elétrica. Recentemente, ele abordou este tema em seminário com a participação de empresas do setor de energia, promovido pela Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), em Manaus (AM).
 
Um desses produtos, que a Swiss Re Corporate Solutions avalia a possibilidade de ofertar também no Brasil, segundo o subscritor, é o "Paradas não Programadas", que pode ser comercializado como complemento do seguro de Lucros Cessantes. O novo produto garante as perdas financeiras aos negócios decorrentes de determinadas interrupções operacionais. "No caso de paralisação de produção devido a suspeita de defeito em uma turbina, por exemplo, o seguro tradicional não cobrirá os prejuízos da empresa pelo tempo parado caso o problema não se confirme", diz.
 
Outro produto inovador que a seguradora estuda trazer ao país é o chamado "Soluções paramétricas/Soluções climáticas", que prevê cobertura para perdas financeiras decorrentes do comportamento inesperado do clima. "Uma distribuidora de energia, por exemplo, que projete uma média de faturamento para o verão, época em que o consumo de energia elétrica é maior, mas, por causa de queda de temperatura prolongada deixe de faturar o previsto, pode contar com o ressarcimento desse novo seguro", explica Fellipe Aguiar.
 
Além da oferta de produtos diversificados, Silvio Steinberg destaca a ampla experiência da Swiss Re Corporate Solutions no setor e a especialização da equipe, que estuda e conhece em profundidade as necessidades do mercado de energia no Brasil. "Nossos maiores diferenciais são a expertise na área, know how global nessas linhas e a capacidade financeira própria para a maior retenção disponível no mercado para esse negócio", diz.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario