Breaking News

Criada a entidade para autorregular o segmento de corretagem

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor) realizou a sua assembleia de fundação, há 15 dias, e está em via de encaminhar o processo para a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ao órgão de fiscalização do setor cabe homologar a criação da entidade autorreguladora da atividade da corretagem de seguros, que será a primeira do País.

Na diretoria do Ibracor estão Roberto Barbosa, na presidência, Paulo dos Santos, diretor Administrativo-Financeiro, Gumercindo Rocha Filho, diretor de Julgamentos, e Orlando Filipe de Gouveia, diretor de Fiscalização. Barbosa é ex-presidente da Fenacor e Santos, ex-superintendente da Susep.

Segundo Paulo dos Santos, a sede do Ibracor ficará no Rio de Janeiro. Ainda não foi definido quando e onde serão instaladas as unidades regionais. "Caberá ao Conselho Diretor deliberar sobre a criação e extinção dessas unidades e a designação de seus responsáveis para posterior homologação na Assembleia Geral", explica.

Ele acrescenta que compõem a assembleia os fundadores mantenedores da Ibracor, que são a Fenacor e sindicatos filiados a ela (presentes no ato da fundação), e mantenedores.

Titular da Susep quando foi elaborada a primeira norma tratando da criação da autorregulação da corretagem de seguros, aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Paulo dos Santos acredita que esse instrumento trará benefícios para a categoria e para o mercado. "É um importante avanço, que contribuirá para garantir um melhor funcionamento do setor", defende Santos.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario