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Mudança cultural ajuda mercado de seguros a crescer

Fonte Valor Econômico

Por Wanise Ferreira | Para o Valor, de São Paulo

O mercado de seguros está entre os que têm a educação financeira como um dos maiores aliados para garantir seu crescimento. Afinal, como um executivo do setor costuma lembrar à sua equipe, "ninguém acorda com vontade de fazer seguro". Nesse contexto, as empresas apostam cada vez mais em ferramentas que ajudem a disseminar a cultura do planejamento financeiro na população.

"As áreas de seguro de vida e previdência serão as de maior crescimento nos próximos anos", diz Humberto Sardenberg, superintendente de marketing da Icatu Seguros. Para esse cenário, afirma, contribuem vários fatores, entre eles o fato de que está surgindo a geração de jovens cujos pais investiram em algum tipo de proteção. Além disso a abordagem de alguns temas, como aposentadoria, tem se renovado de uma forma geral.

Para garantir uma maior conscientização e consequentemente elevar o interesse por seguros, especialmente de vida e previdência privada, a Icatu elaborou junto com a Fundação Getulio Vargas um curso de organização familiar para ser veiculado na interne, que chegou a emitir certificado para 250 mil participantes.

Já a Mongeral Aegon vem procurando se aproximar mais do seu público desde 2011. Segundo Leonardo Lourenço, superintendente de produtos, foram elaboradas duas vertentes para isso, uma com foco no canal dos corretores e outra para comunicação direta.

No primeiro caso vem sendo feito um trabalho para que os profissionais sejam mais bem preparados e entendam os princípios básicos de educação financeira para que possam colaborar na melhor escolha pelo cliente. Em comunicação direta, a empresa investiu em um portal de relacionamento, que trata de forma mais descomplicada assuntos áridos, como economia, previdência, tributos, finanças pessoais e outros temas.

Para Júlio Medina, superintendente de investimentos da MetLife, o mercado de previdência privada é a grande promessa para o futuro. "Essa é uma área que está crescendo na média 25% ao ano." E a base da educação financeira da população, na sua opinião, vem contribuindo para esse desempenho.

Ivo Machado, sócio da Brasil Insurance, concorda que o bom treinamento das equipes de corretores em educação financeira pode levar ao melhor planejamento dos clientes. Para ele, o crescimento dos índices de poupança no país sinaliza para uma conscientização maior da sociedade para a necessidade de planejar o futuro.

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