Breaking News

Nova era das seguradoras

Fonte: Decision Report | Rodrigo Aron

O setor de seguradoras no País ganha cada vez mais representatividade no mercado, em 2012 o segmento arrecadou ao todo cerca de R$ 420 bilhões e contribuiu com 5,69% do PIB nacional, segundo dados da SUSEP. Para acompanhar esse crescimento, as instituições estão buscando serviços e soluções de TI para atender as novas demandas dos negócios, tais como mobilidade e cloud computing, além das antigas necessidades de desempenho, segurança e eficiência nos processos de venda e atendimento aos consumidores.

De acordo com Marcel Pratte, presidente do Grupo Viceri, as seguradoras possuem muita demanda sob medida, por motivos diversos, como diferentes formas de atendimento ao público, gestão de trabalho e ofertas de produtos, por exemplo. “A empresas têm maneiras muito diferentes de trabalhar, sejam produtos ou suportes diferenciados. Por isso, as desenvolvedoras de TI precisam lidar com diferentes sistemas e aplicações em um mesmo setor”, afirma o executivo. Uma das ferramentas mais procuradas, destaca Marcel, são os portais web, a fim de aprimorar o contato tanto com os clientes segurados, como com os corretores de seguro, maiores usuários dos portais.

Para o CEO da Viceri, a Tecnologia da Informação tem papel fundamental para o referido mercado, não apenas na criação de sites e ferramentas web, mas para a adequação das normas exigidas por órgãos reguladores como a SUSEP, órgão do governo responsável pelo controle e fiscalização da área de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Regulamentos que precisam ser atendidos, por meio de levantamento de dados e conformação das soluções envolvidas no funcionamento dos negócios. Além de disponibilizar novas tecnologias para as companhias de seguro.

Segundo Pratte, as seguradoras estão migrando para ambientes de cloud computing, com o intuito de prover serviços mais ágeis, móveis e com menores custos de adoção e desenvolvimento. “Eu acho que ainda há uma tendência dos gestores de TI irem para a nuvem privada, pois ainda existe muito medo das cloud públicas e hibridas”, revela. Quanto à mobilidade Marcel é enfático, “não dá para fugir”. De olho nessas necessidades, o Grupo Viceri desenvolveu soluções de BYOD, m-commerce e serviços de data center para hosting e análise de dados na nuvem. “Estamos depositando nossas fichas nas tendências tecnológicas”, diz o executivo.

Como parte da estratégia de crescimento do Grupo Viceri para esse ano serão lançadas, no segundo semestre, novas soluções desenvolvidas para atender médias e grandes empresas e que serão comercializadas via modelos de venda direta e canais de revenda. Entre elas está uma solução de intranet corporativa, de fácil configuração e que tem o Sharepoint como plataforma principal; implementa a mobilidade via dispositivos como tablets e smartphones e integra uma rede social corporativa. A outra é uma solução que permite automatizar testes em ambientes em nuvem, utilizando como plataforma o Windows Azure.

Com cerca de 60% do faturamento do grupo Viceri provenientes do setor de seguradoras, tendo apenas oito clientes neste segmento, a meta é ampliar em 50% o tamanho da organização com as novas ofertas e seguir crescendo em 2014. “Eu acho que com a disponibilização das informações, de modo que empresa e cliente consigam fazer negócio via web, veremos um crescimento ainda maior no futuro.”, finaliza Pratte.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario