Breaking News

Ao Coaf chagam 500 casos suspeitos de lavagem de dinheiro por dia

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

As empresas que integram os mercados supervisionados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) comunicaram ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) 75.192 casos suspeitos de lavagem de dinheiro, de janeiro a maio deste ano. Foram 21 comunicados a cada hora; 500 ao dia (corrido).

As atividades de seguros, de planos de previdência complementar aberta e de títulos de capitalização estão entre as que apresentam o maior número de suspeições de crimes previstos na lei da lavagem de dinheiro (12.683/12). São superadas apenas pelas operações em espécie (dinheiro), no âmbito do mercado financeiro (343 mil registros até maio), e pelo setor de loterias e sorteios, com 164,3 mil notificações.

Segundo ainda as estatísticas do Coaf, o mercado segurador fez 467.512 comunicações de lavagem de dinheiro no ano passado, o que representou 1.280 registros por dia (corrido).

Lavagem de dinheiro constitui um conjunto de operações comerciais ou financeiras que tem por objetivo ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal, de acordo com a Lei 12.683/12.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario