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Veja o que pensam alguns dos CEOs de seguradoras sobre 2025

Fonte: Sonho Seguro | Denise Bueno

Veja algumas visões dos executivos das seguradoras do Brasil sobre como as companhias chegarão em 2025 e o que estão fazendo hoje para que as projeções se transformem em realidade.

Edward Lange, presidente da Allianz Seguros
A Allianz Seguros faz parte de um grupo com 122 anos de história. Tem uma trajetória de crescimento contínuo e sustentável e pretendemos continuar no mesmo caminho até muito além de 2025. O Brasil tem um potencial enorme para o setor. Uma nova classe média, com maior poder de compra e baixa penetração de produtos de seguros, além de ascensão social em todas as camadas da população. As projeções para o mercado são excelentes a longo prazo, pois um consumidor que ingressa hoje no setor de seguros vai, em 10 anos, apostar em produtos mais completos. Há toda uma recomposição estrutural acontecendo para atender este novo cliente: conectado à internet, rápido tomador de decisão e muito bem informado. Em relação à rentabilidade no futuro, o sucesso das seguradoras dependerá muito mais de resultados técnicos e eficiência operacional, já que a evolução do setor aponta para a sofisticação dos produtos, que aliado às mudanças climáticas e as ferramentas de gerenciamento de risco devem pressionar a margem de lucro per capita das companhias. Ou seja, o sucesso das seguradoras será garantido, cada vez mais, pelo gerenciamento cirúrgico das carteiras e o controle de gastos.

Todas as estratégias de expansão da Allianz Seguros, de hoje até 2025, estão baseadas no investimento em tecnologia, pessoas e processos, pois esta é a base para o aumento da produtividade e o crescimento sustentável. A AdvanZ é a nova plataforma tecnológica da Allianz, e que abrange um conjunto de infraestruturas de hardware, software, aplicações e processos. Foram investidos cerca de 50 milhões de euros no projeto, que já está sendo implementada e entra em funcionamento nos próximos meses. O principal benefício com a tecnologia será o ganho de eficiência: a alta no volume das transações da seguradora será absorvida pela plataforma, sem a necessidade de aumentar as despesas operacionais. Já em relação ao investimento em capital humano, podemos nos orgulhar de sermos umas das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o mais recente ranking do Great Place to Work (GPTW). As pessoas são a maior riqueza de uma companhia e valorizá-lo é essencial. Pensando nisto agimos e conseguimos a redução do turnover de colaboradores da Allianz no ano passado.


Iván González, Head da Swiss Re Corporate Solutions para a América Latina
Nosso objetivo é chegar em 2025 como uma companhia líder no mercado brasileiro, com uma marca forte e confiável, reconhecida por oferecer produtos inovadores e serviços de qualidade. Uma seguradora global e multilinha, experiente e preparada para atender as médias e grandes corporações em todas as suas necessidades de gestão e transferência de riscos. Nosso objetivo é desenvolver relações de longo prazo, oferecendo não só produtos padronizados, mas também desenvolvendo, em parceria com nossos clientes, soluções customizadas que possam segurar seus novos projetos. Para nós, é muito importante manter a rentabilidade e crescer de maneira sustentável e, por isso, continuaremos com a disciplina na subscrição dos riscos. Nossa solidez financeira e a grande capacidade para aceitação de riscos continuarão sendo parte integrante de nossa proposta de valor ao mercado brasileiro.

O Grupo Swiss Re investiu na compra da antiga UBF, uma companhia especializada em Garantias e Seguros Rurais. Após a fase de integração da companhia à Swiss Re Corporate Solutions global, passamos a investir na abertura de novas linhas de negócios, como Patrimonial, Responsabilidade Civil, Engenharia, Marine, dentre outras. O objetivo é tornar-se uma seguradora multilinha. Iniciamos efetivamente em 2013 a operação dessas novas linhas no país e, em 2014, continuaremos a investir na ampliação da carteira – de maneira a obter maior participação dessas novas linhas no faturamento total da companhia no Brasil -, na revisão e melhoria dos processos internos, bem como dos serviços oferecidos aos clientes. Além disso, estabelecemos metas para fortalecer nosso posicionamento como especialistas em Garantias e Seguros Rurais. Fizemos também uma parceria com o Solar Impulse, em nível global, para demonstrar que temos expertise para trabalhar com riscos complexos e que apoiamos os projetos inovadores – somos a seguradora oficial do Solar Impulse.


José Ribeiro, CEO da Generali
A Generali pretende chegar a 2025 com uma gama de produtos totalmente flexíveis e abrangentes, acessíveis a todas as classes sociais. Como exemplo, serviços de pós-venda altamente customizados e fáceis de serem acessados, além de tecnologias aproveitando ainda mais os devices móveis (celulares; tablets e etc). Esperamos que nossa rentabilidade esteja de acordo com as metas do grupo olhando sempre em uma ótica de longo prazo. Ou seja, o nosso principal objetivo é ser a seguradora da qual todas as pessoas, que tenham vocação especial para seguros, queiram trabalhar. Nosso maior ativo será sempre a qualidade e o compromisso das pessoas.

Para chegar nos objetivos traçados em 2025, investiremos, a partir de 2014, em novas plataformas tecnológicas e na introdução de novos processos. Finalizaremos nosso novo modelo de CRM e, no caso de seguro auto, por exemplo, introduziremos inúmeras inovações com a utilização de chips inteligentes, nos veículos, para melhor definir o perfil de nossos clientes, visando prestar melhores serviços e mais pro-atividade no atendimento.


Pablo Barahona, CEO da Liberty Seguros
A visão da Liberty para 2025 é a de oferecer atendimento, serviços e produtos excepcionais a nossos clientes e corretores. Faremos isso através da utilização de processos e tecnologias simples e ágeis, de uma marca forte e atuação responsável frente a sociedade e de um foco grande no engajamento de nossos funcionários.

Em 2014, teremos projetos importantes que nos colocam no caminho desta visão de longo prazo, como uma ampla estratégia de relacionamento com clientes e corretores, novos processos de gestão que promovem a inovação, programas desenvolvimento de talentos e líderes, expansão do trabalho social do programa Sinal Livre e a execução do nosso plano de construção de marca como a Seguradora Oficial da Copa.

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