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Benefícios ajudam empresa a cumprir metas, diz MetLife

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Desenvolvido pela MetLife a partir da análise de mercado de três países – Brasil, Chile e México – o estudo ‘Tendências Internacionais de Benefícios para Funcionários’ revela que grande parte das empresas utiliza os benefícios como uma alavanca para alcançar metas de negócios, como aumentar a produtividade, a satisfação profissional do trabalhador e os índices de retenção. Tais empresas são multinacionais atuantes na América Latina, as chamadas multilatinas, e as que operam em apenas um país, entre as quais foram entrevistados 700 empregadores e mais de 1.100 empregados.

De acordo com a pesquisa, 80% das empresas multilatinas, aproximadamente, oferecem benefícios a seus funcionários, enquanto a metade (exatos 52%) das nacionais diz oferecê-los. Outro destaque é que quatro em cada dez empresas que atuam em mais de um país oferecem benefícios diferenciados para altos executivos. Esse índice entre as companhias nacionais cai para apenas 27%.

Os resultados indicam ainda um aumento no interesse das empresas em oferecer benefícios voluntários, aqueles em que os funcionários arcam com o pagamento de parte ou total do custo. Cerca de metade das empresas multilatinas oferece assistência odontológica para colaboradores que desejam pagar por este serviço, em comparação com apenas um quarto das empresas que atuam em um único país.

Quando o tema é previdência privada, há um maior interesse entre os brasileiros quando comparado aos chilenos e mexicanos. Mais da metade dos trabalhadores do Brasil está interessada em aumentar a aposentadoria com um plano de pensão suplementar. Funcionários dos três países expressaram preocupação com suas finanças pessoais, incluindo uma falta de preparação para a aposentadoria. Cerca de 70% dos brasileiros temem não conseguir sobreviver com o valor calculado, mesmo percentual entre os chilenos e um pouco superior ao dos mexicanos (63%).

No Brasil, a estabilização do índice de desemprego e a crescente demanda por mão de obra qualificada fizeram com que as empresas inovassem nas propostas para atrair esses profissionais. A oferta de benefícios diferenciados tem se mostrado eficiente nessa demanda, auxiliando, inclusive, na retenção de funcionários.

A lealdade dos brasileiros para com empresas que investem em bons benefícios é de 72%. Este índice cai uma média de 20% entre trabalhadores que não os recebem. Em sua maioria, os colaboradores valorizam pacotes de benefícios oferecidos pelos empregadores, especialmente aqueles que vão além do que é exigido por lei e com foco na saúde e bem estar.

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