Breaking News

Seguro para carrão é difícil e muito caro

Fonte: Jornal do Commercio - PE

Se num veículo convencional zero-quilômetro a apólice custa em torno de 5% do valor do veículo, no caso das supermáquinas o serviço passa dos 10%
  
Botar no seguro um carro que custa acima dos R$ 100 mil não é tarefa fácil. Nem barata. Os donos de veículos nessa faixa de preço precisam contar com a sorte para proteger o seu automóvel porque poucas companhias seguram a onda desses modelos. A saída para muitos donos de carrões é rodar com sua máquina desprotegida ou, quando conseguem a seguradora, desembolsar uma fortuna na apólice.

Se num automóvel comum zero-quilômetro a proteção custa em torno de 5% do valor do veículo, no caso das supermáquinas o serviço atinge os 10% sem cerimônia. E os carrões de luxo ou superesportivos nem são tão roubados. Há um consenso de que as chances de o ladrão levar um veículo desses é mínima, pois ele iria chamar muita atenção nas ruas e seria facilmente descoberto. Outra explicação é que o assaltante teria dificuldades em comercializar peças, já que o mercado de usados desses automóveis é restrito.

Apesar dessa suposta vantagem, os clientes de carrões precisam desembolsar uma nota alta. As seguradoras consideram que os riscos de acidentes são maiores. Os carrões possuem motores potentes e um deslize do motorista pode ser suficiente para causar um grande prejuízo. Assim, qualquer batidinha vai representar um dinheirão para a seguradora. Aliás, o reparo de um modelo premium é uma conta alta, que também entra no cálculo das apólices. Nesse segmento, não é difícil encontrar faróis ou para-brisa que custam por volta de R$ 5 mil.

BENEFÍCIOS - Os clientes dos carros de luxo que possuem seguro gozam de regalias nas companhias que o segurado de um modelo popular não tem, como a prioridade nas vistorias, liberação imediata dos serviços contratados na apólice e até um número de telefone exclusivo para contactar em caso de sinistro.

“São clientes diferenciados. Eles pagam valores elevados porque o custo do seguro é adequado ao tipo do carro” esclarece Carlos Valle, vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), revelando que pelo menos três seguradoras - a Chubb, a Mapfre e a Liberty - oferecem seguros especiais para carros de alto padrão.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario