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Setor de capitalização diversifica produtos e dobra receita em cinco anos

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

As empresas de títulos de capitalização têm colhido os frutos dos investimentos feitos nos últimos anos, principalmente na diversificação de produtos e no aprimoramento da comunicação com o público. Segundo a Federação Nacional de Capitalização (Fenacap), a receita captada de janeiro a setembro, por exemplo, superou R$ 15,307 bilhões, crescimento de 27,1% sobre os nove primeiros meses do ano passado. As reservas técnicas atingiram a marca de R$ 25,243 bilhões, com salto de 16,7%.

Se mantido esse ritmo de crescimento, o setor encerrará o ano com faturamento perto de R$ 20 bilhões, expansão de 21%. Confirmado tal desempenho, a capitalização terá duplicado de tamanho em cinco anos. A estimativa para 2014 é de manutenção do crescimento acima de 20%, com prêmios ultrapassando R$ 24 bilhões.

Presidente da Fenacap, Marco Antonio Barros observa que a expansão vem a reboque da crescente procura por algumas novas e ascendentes modalidades de títulos de capitalização, como o de garantia de aluguel, que substitui o fiador no contrato de locação comercial ou residencial, e os produtos de incentivo, voltados para empresas que querem desenvolver ações promocionais. Ele aposta que o sucesso do setor tem como ingrediente importante também o fácil acesso aos títulos por pessoas de todas as classes sociais e idades.

Outro fator que torna o produto capitalização mais atraente para as classes de menor poder aquisitivo está na facilidade. “O título de capitalização é um instrumento financeiro que ajuda a cultivar a disciplina financeira, oferece possibilidade de concorrer a prêmios em dinheiro, dispensa burocracia, não exige comprovação de renda e pode ser o começo do relacionamento com uma instituição bancária”, enumera Marco Barros, acrescentando que o produto ainda alavanca novos negócios, através dos microsseguros.

Proteção

Segundo ele, o novo marco regulatório baixado no final do ano passado, estabelecendo novas regras para a distribuição e publicidade na comercialização de títulos de capitalização, trouxe uma série de mecanismos que visam a proteger os consumidores, exigindo das empresas mais transparência e um cuidado maior na implementação de suas estratégias de marketing. Os cuidados devem ser ainda maiores nas parcerias seladas com distribuidores varejistas.

Para a entidade, o relacionamento com o cliente é um processo que exige aperfeiçoamento contínuo. Avanços já foram feitos. Prova disso foi detectada em pesquisa realizada pelo Instituto Fractal, de São Paulo, segundo o qual os títulos de capitalização só perdem para a caderneta de poupança na preferência do consumidor. Na interpretação da Fenacap, como ninguém compra o que não conhece ou não confia, os resultados do levantamento levam a crer que já existe um conhecimento bastante expressivo sobre as características e benefícios oferecidos pelos títulos.

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