Breaking News

Aposta gigante no microsseguro

Fonte: IstoÉ Dinheiro

A Caixa Seguros é o mais recente participante de um segmento que pode atingir até 100 milhões de brasileiros

Por Luiz Gustavo PACETE

Nascido na congestionada Bogotá, o colombiano Luis Alberto Charry, diretor de riscos diversos da Caixa Seguros, conhece bem de trânsito e engarrafamento. Sua experiência o ajudou a fazer a seguradora do banco estatal lançar um seguro de pequeno valor para clientes de baixa renda. Por pouco mais de R$ 20 por mês, o segurado tem uma cobertura por danos em caso de acidente e serviços como reboque, troca de pneus e chaveiro. “Há 40 milhões de veículos em circulação no Brasil e 26 milhões deles não contam com seguro, seja por terem mais de cinco anos, seja pelo preço da apólice”, diz Charry. 
 
106.jpg
Charry, da Caixa Seguros: "Há 40 milhões de veículos no Brasil e 26 milhões deles
não contam com seguro"
 
Segundo ele, em 2014, a seguradora deverá vender cinco mil apólices por mês e ampliará a participação dos produtos de baixo custo, os chamados microsseguros, no resultado da Caixa. “Também estudamos um seguro para o microempreendedor”, diz ele. A iniciativa da Caixa mostra o enorme potencial dos microsseguros. Automóveis usados e de pequeno valor, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e microcomputadores. Itens como esses não tinham seguro devido ao preço elevado das apólices, mas agora as seguradoras descobriram a dimensão desse mercado, que pode atender de 80 milhões a 100 milhões de pessoas. 
 
As ideias passam longe do convencional. “Investimos US$ 1 milhão para criar um seguro para animais de estimação”, diz Raphael Swierczynski, diretor-comercial da seguradora australiana QBE no Brasil. Pioneira no produto, a Bradesco Seguros vendeu, em maio, o primeiro seguro residencial para um morador da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. A estratégia foi unir seguro de vida e auxílio funeral a apólices residenciais, que protegem contra incêndio, queda de raios e explosão de gás. 
 
Tudo em um pacote de R$ 7,50 por mês. Desde o lançamento, foram vendidas 25 mil apólices, um volume de R$ 80 milhões que já representa 33% de toda a carteira de seguro individual do Bradesco. “Temos mais cinco formatos de seguros desenvolvidos nas áreas de perda de renda, seguro funeral e vida, desemprego e residência”, diz Eugênio Velasques, diretor da Bradesco Seguros. Dona de um faturamento de R$ 44,3 bilhões em 2012, a Bradesco Seguros estima crescer 15% no próximo ano.
 
107.jpg
 
 

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario