Breaking News

Seguros: Salários sobem mais na área comercial, aponta consultoria

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Ao avaliar os rendimentos fixos e varáveis de executivos do País ao longo do primeiro semestre do ano, a Michael Page constatou que alguns setores, apesar das dificuldades e incertezas que a economia brasileira atravessa, mantiveram suas operações aquecidas e as remunerações em alta, para alguns cargos. O fenômeno foi verificado, por exemplo, na atividade de seguros.

Aliás, ao lado do segmento de finanças, o de seguros foi o que apresentou maior aumento salarial no período, de 14%, não generalizado. Frente ao primeiro semestre de 2012, as seguradoras passaram a pagar a um gerente comercial R$ 16 mil, R$ 2 mil a mais do que de janeiro a junho de 2012. Aumento salarial semelhante só foi conquistado pelo controller, na área de finanças. Nos demais cargos executivos, os salários (em alta) subiram entre 3%, caso de um diretor de operações de seguradoras, a 11%, caso, por exemplo, de um gerente de manutenção na área de engenharia.

Segundo o presidente da Michael Page no Brasil, Paulo Pontes, esses cargos tiveram aumentos expressivos devido aos gargalos dos setores, o que obrigou as empresas a investirem e reterem seus principais executivos.

O estudo sobre remuneração de executivos da Michael Page relata que a consolidação de multinacionais de seguros e resseguros desde a abertura do mercado brasileiro, aliada à entrada de novos players e à expansão regional dentro do Brasil, tornou o setor de seguros bastante atrativo ao longo do último ano. Os profissionais cobiçados são, principalmente, aqueles com viés comercial ou com conhecimentos técnicos específicos no segmento, em função de suas peculiaridades operacionais e regulatórias.

O estudo aponta ainda que a instabilidade do mercado financeiro ao longo do último ano contribuiu para a oxigenação do mercado segurador, que está atraindo cada vez mais profissionais de outras áreas, devido à oferta de carreira e de oportunidades salariais. Na análise de Paulo Pontes, os grandes investimentos em infraestrutura na economia e a expansão operacional de grandes empresas também concorreram para o aumento do faturamento do mercado segurador, valorizando assim profissionais com conhecimentos em grandes riscos e garantia.

O estudo da Michael Page foi realizado com 75 mil profissionais nos dez escritórios da empresa no Brasil. No total, foram analisados 527 cargos nas 15 divisões de atuação da empresa: finanças, tributos, bancos, seguros, jurídico, tecnologia da informação, vendas, marketing, varejo, saúde, engenharia e manufatura, suplly chain, propriedade e construção, óleo e gás e recursos humanos.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario