Breaking News

Desastres naturais são riscos mais temidos pelas empresas

Fonte: Jornal do Commercio - RJ
Estudo da Global Corporate & Specialty (AGCS), braço de resseguros do grupo alemão Allianz, identificou os dez maiores riscos para as empresas globais em 2014. As catástrofes naturais, interrupção dos negócios e da cadeira de suprimento, incêndios e explosões estão entre os principais riscos que ocuparão a atenção das companhias nacionais neste início de ano.

A pesquisa, denominada ‘Barômetro de Risco’, ouviu mais de 400 especialistas em riscos corporativos de 33 países e destaca a crescente complexidade dos riscos para os negócios. Segundo o levantamento, a combinação de novos riscos econômicos e regulatórios relacionados com a tecnologia cria uma ameaça sistêmica para as empresas globais. Para responder a esses desafios, a Allianz sugere que as empresas façam controles internos mais fortes e uma gestão de risco holística dos negócios.

O ano de 2014 também será crítico para as empresas quando se trata de lidar com a ameaça representada por uma série de perigos emergentes, na avaliação do CEO global da AGCS, Axel Theis. “Identificar o impacto da interconectividade entre diferentes riscos é uma prioridade para os gestores de risco. Hoje, os planos de continuidade de negócios devem envolver uma gama cada vez maior de cenários de risco. Por exemplo, uma catástrofe natural pode resultar em interrupções nos negócios, falha dos sistemas informáticos e apagões de energia, entre outros perigos”, diz Theis.

A AGCS destaca que as empresas estão mais preocupadas do que nunca com riscos cibernéticos e de reputação. No ambiente econômico fraco, as companhias também se preocupam mais com o declínio do mercado e com a escassez de talentos, especialmente em mercados em crescimento.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario