Breaking News

Mapfre obtém 72% das vendas no mercado internacional

Fonte: Sonho Seguro - Denise Bueno
 
 

O Presidente da Mqpfre, Antonio Huertas, apresentou hoje os resultados do Grupo, cujo lucro líquido aumentou 18,7%, chegando a 790,5 milhões de euros graças à diversificação geográfica da companhia, servindo para reforçar a robustez da empresa. As receitas foram superiores a 25,889 bilhões de euros, 2,3% a mais do que em 2012. Os prêmios tiveram um crescimento de 1,2%, atingindo 21,835.5 bilhões de euros.

O exercício foi caracterizado pela valorização do euro em relação às demais divisas. Sem esse efeito, os prêmios teriam crescido 8,1% e os resultados 26,3%. Por outro lado, nos últimos doze meses, o patrimônio líquido totalizou 7,833.5 bilhões, o que representa 0,3% de aumento. Os ativos totais administrados aumentaram 2,2%, crescendo para 66,048 bilhões.

“Esses resultados são muito positivos, considerando os ambientes nacional e internacional no quais foram gerados. Isto é uma clara demonstração não apenas da robustez da MAPFRE, mas principalmente da capacidade de adaptação em todos os mercados nos quais está presente, mostrada pelo Grupo”, afirmou Antonio Huertas, declarando também que “Hoje, a Mapfre está na melhor posição para liderar inclusive a recuperação econômica”.

1.- Evolução da companhia:

→ A Divisão de Seguros na Espanha e Portugal, contribuindo com 29,1% dos prêmios totais, chegou a 6,844.4 bilhões de euros. Na Espanha, onde a MAPFRE é líder absoluta do setor, os prêmios alcançaram 6,707.7 bilhões de euros.

§ Os prêmios de Não Vida na Espanha ultrapassaram 4,199.5 bilhões de euros dentro de um contexto marcado pela forte contração do mercado de seguros e pela grande pressão da concorrência, principalmente no setor de Veículos, no qual os prêmios da MAPFRE atingiram 2,056.4 bilhões e a quota de mercado ficou em 20,5%.

§ Na Espanha, os prêmios de Vida atingiram 2,508.4 de euros. O destaque ficou com o aumento dos fundos de investimento e das carteiras administradas que cresceram 19%, chegando a 3,027.2 bilhões, bem como com os fundos de previdência, que atingiram 5,372.3 bilhões (5,2% a mais que em 2012). Os recursos totais gerenciados cresceram 6,2%, e totalizaram 27,903 bilhões de euros, o dobro do crescimento registrado no setor.

§ Por outro lado, os ativos financeiros tiveram revalorização de aproximadamente 1,400 bilhões de euros originada principalmente pelo aumento do valor da carteira de dívida pública, gerando 285 milhões de euros de crescimento do patrimônio líquido.

§ O índice de gastos na Espanha diminuiu, apesar da queda dos prêmios, graças ao grande esforço para reduzir as despesas internas, resultando em 48 milhões de euros de economia.

→ A Divisão de Seguro Internacional, que agrega atividades de seguros fora da Espanha em 2013, representa 48,5% dos prêmios totais do Grupo, chegando a 11,419 bilhões de euros, 5,4% de crescimento.

§ Nos países da América Latina, o Grupo obteve 8,886.9 bilhões de euros de volume de prêmios, 2,7% a mais.

No Brasil, que representa 56,7% dos negócios da Mapfre na América Latina, os prêmios cresceram 20,4% em moeda local, atingindo 5,036.1 bilhões de euros. O crescimento da Colômbia (+30,2% em moeda local), com 713,9 milhões de prêmios, também atingiu uma posição de destaque, impelido principalmente pelo ramo de Vida. No Peru, o crescimento em todos os ramos, especialmente no de Saúde (+36%), também mostrou importante aumento (+20,5% em moeda local), chegando a 311,7 milhões.

§ Nos demais países onde o Grupo manteve operações de seguros em 2013 – Estados Unidos, Filipinas, Malta, Porto Rico e Turquia – foi atingido um volume de prêmios de 2,532.1 bilhões de euros, 15,9% a mais do que no ano anterior.

O bom resultado dos Estados Unidos chama também a atenção, com 5% de crescimento em moeda local, atingindo 1,543.2 bilhões. Além do aumento da venda de seguros Residenciais em Massachusetts, é de salientar o volume maior dos negócios nos outros estados onde a Mapfre está presente, porque eles contribuem com 24,6 % da totalidade dos negócios do Grupo nos Estados Unidos. Na Turquia, os prêmios apresentaram 52,1% de aumento em moeda local, chegando a 536,4 milhões de euros, graças aos fortes crescimentos dos ramos de Veículos e Saúde e à atividade crescente nos setores industriais, apoiados pela expansão da rede de agências.

→ A Divisão de Negócios Globais, que contribui com 22,4% dos prêmios do Grupo e, em 2013, abrangia as atividades de Resseguro, Global Risks e Asistencia, chegou a 5,502.7 bilhões de euros em prêmios e receitas operacionais, o que representa 12,6% de aumento em relação ao exercício anterior.

§ Os prêmios aceitos de Resseguro atingiram 3,253.7 bilhões de euros, 14,4% de aumento. São de salientar o crescimento do setor de Não Vida e das operações com empresas não pertencentes ao Grupo, que tiveram 8,9% de aumento.

§ Os prêmios de Global Risks tiveram 0,3% de aumento, chegando a 1,118.8 bilhões de euros.

§ As receitas dos setores de Asistencia (prêmios e receitas por serviços) registraram 21,8% de aumento, chegando a 1,130.2 bilhões de euros graças ao crescimento orgânico na Ásia e na Europa. O mesmo aconteceu nos Estados Unidos, devido ao desenvolvimento de novas redes de distribuição e à contribuição dos contratos de assistência com grandes clientes.

2.- Dividendos:

O Conselho de Administração concordou em propor à Assembleia Geral um dividendo complementar relativo aos resultados do exercício de 2013 no valor de 0,08 euros por ação. Isto representa 14,3% de aumento em relação ao dividendo complementar do exercício anterior. Desta forma, o dividendo total relativo aos resultados de 2013 chegará a 0,13 euros por ação, 18% a mais do que o pago pelos resultados de 2012.

3.- Informações adicionais:

Os organismos de governança da MAPFRE aprovaram a nomeação de Antonio Huertas como Presidente da Fundación Mapfre, e de Antonio Núñez como Primero Vice-presidente dessa instituição. A Segunda Vice-presidência da Fundación Mapfre continuará tendo à frente Francisco Vallejo.

Em 2013, as operações da Mapfre no Brasil representaram 21,4 % do valor total dos prêmios agregados do Grupo e 16 % do resultado dos seguros, que inclui as atividades de Previdência, Asset Management, Capitalização, Consórcios, Serviços e Seguros, esta última em associação com o Banco do Brasil. Segundo Wilson Toneto, CEO Regional responsável pelas operações da Mapfre no País, o crescimento de 20% no volume de vendas e 39% no lucro líquido, confirma a força comercial e expertise técnica do Grupo. “Em praticamente todas as linhas e canais em que operamos ganhamos share e melhoramos os resultados operacionais”, afirma Toneto.

O lucro do período, registrou dois efeitos importantes: o primeiro, a adesão ao REFIS que gerou ganhos extraordinários não recorrentes. O segundo, as provisões a valor de mercado de parte da carteira de aplicações financeiras, que em razão da elevada volatilidade das taxas de juros, exigiu provisões contábeis importantes. A expectativa do Grupo para o Brasil é manter a trajetória de crescimento dos negócios, que ainda apresentam inúmeras oportunidades nos segmentos de atuação.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario