Breaking News

Seguro com franquia alta traz economia

Fonte: Diário de São Paulo

Uma maneira de economizar no seguro do automóvel é ficar atento ao tipo de franquia a ser contratada. Em uma mesma seguradora, a variação de preços pode passar dos R$ 1,3 mil. A pedido do DIÁRIO,  a corretora Bidu Seguros fez uma cotação de valores para um motorista de 35 anos, morador do Tatuapé, na Zona Leste, que trabalha na Lapa, percorrendo, portanto, cerca de 30 quilômetros por dia em um Gol, 1.0, quatro portas, zero quilômetro, de R$ 30 mil. Esse modelo foi o mais vendido em 2013 e no primeiro mês de 2014.

O limite daquilo que se pode pagar pelo seguro somado ao perfil do motorista são os fatores principais a serem levados em conta na hora de optar por uma das quatro modalidades de franquias disponíveis no mercado. Quanto mais barata a franquia, mais caro o seguro.

“Se o condutor se considera cauteloso no trânsito, não tem histórico de acidentes e furtos, vale a pena contratar a modalidade ampliada, que é a mais cara. O valor total do seguro ficará mais em conta”, analisa o diretor de marketing da Bidu Seguros, Maurício Antunes.

“O que acaba ocorrendo é que mais de 90% dos clientes acabam optando pela básica”, completa Maurício. A modalidade, comumente chamada de normal, está em um meio termo entre a reduzida (mais barata) e a ampliada (mais cara).

pesquise/ O conceito de franquia está ligado a uma tentativa das seguradoras de conscientizar o motorista de que, mesmo estando coberto para acidentes e furtos, haverá um prejuízo mínimo ao cliente se isso ocorrer. “É uma maneira de as empresas se protegerem. Até por isso, muitas delas não trabalham com a (modalidade) isenta”, comenta Maurício.

Por isso, a principal dica para contratar o seguro é escolher um corretor de confiança e fazê-lo pesquisar. “Além da franquia, pelo menos outras 30 variáveis no perfil do condutor vão ser usadas no cálculo final”, completa. Algumas delas: local de residência, idade e experiência, histórico de ocorrências, uso do veículo, tempo de seguro no caso de renovação e garagens disponíveis em casa e no trabalho.

2 comentários:

  1. Corretora de Seguros? Ou predadora do mercado de seguros, onde o objetivo desta corretora e outras que estão mercado é simplesmente excluir o verdadeiro profissional da área de seguros ¨Corretor de Seguros¨ praticando concorrência desleal em parceria com as seguradoras que se julgam ¨parceiras¨ do corretor de seguros, sendo que na verdade tem o mesmo objetivo que é exluir os corretores de seguros.

    ResponderExcluir
  2. Se eliminar o Corretor de Seguros, vai comprometer a saúde financeira das seguradoras. O Corretor filtra o Risco. Não havendo isso, a carteira da mesma fica comprometida.

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentario