Breaking News

Posse na Susep reúne liderenças do setor

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Exatamente após completar um mês da nomeação, o novo superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Roberto Westenberger, tomará posse no cargo nesta sexta-feira, em solenidade na sede do Ministério da Fazenda no Rio, a partir das 17 horas. As principais lideranças do mercado segurador confirmaram presença no evento, interessadas em, além de boas-vindas ao novo xerife do mercado, antever o perfil da nova gestão. O novo titular do órgão de supervisão do setor quer ampliar a liberdade de criação de produtos, por entender que este é o caminho para ampliar a oferta de coberturas e a concorrência do mercado, beneficiando os consumidores.

Ele também é um entusiasta  das diretrizes da Solvência II, por considerar que este programa não é só uma questão de requerimento de capitais, mas também um incentivo a melhores práticas de gestão. Para ele, por meio da adoção do modelo interno, previsto nas regras da Solvência II, as seguradoras têm a oportunidade
não só de aportes, mas também de desaportes de capitais, como já começa a ocorrer na União Europeia, em alguns casos.

Westenberger faz parte das nomeações de perfil técnico feitas pelo governo federal. Ele substituirá Luciano Portal e, dado seu currículo e expertise acumulada na atuação como consultor do mercado de seguros, está apto a executar uma gestão essencialmente técnica.

Westenberger é formado em engenharia elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e em ciências atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É também mestre em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Ph.D em ciências atuariais pela City University em Londres. No plano institucional, foi diretor e presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e representante do Brasil na Associação Atuarial Internacional (IAA), onde hoje atua como membro da sua Comissão de Solvência. Ele é professor da UFRJ, agora licenciado para assumir o cargo na Susep.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario