Breaking News

Revista Gerência de Riscos, da Fundación Mapfre, já está online

Fonte: Sonho Seguro

A versão 117 da Revista Gerência de Riscos já está disponível na íntegra através do site da Fundación Mapfre em três idiomas: português, espanhol e inglês.

Ampliando horizontes

Com este número, que corresponde ao terceiro quadrimestral de 2013, iniciamos uma nova era. O sucesso espetacular que a revista teve nos últimos 30 anos nos trouxe a uma nova etapa em seu desenvolvimento: uma edição bilíngue, em espanhol e inglês. Nossa meta sempre foi apresentar uma visão simples e esclarecedora, porém inovadora, da Gerência de Riscos e, a partir deste número 117, poderemos levar esta mensagem a um público muito maior.

Os leitores habituais da revista encontrarão neste número mais que uma mudança em sua estrutura. A revista agora está com menos páginas, mas com conteúdos mais relevantes sobre a atualidade, e esperamos que isso seja de seu agrado. Ainda profundamente abalados pelas consequências devastadoras do tufão Haiyan, que ceifou mais de 5.000 vidas e afetou dez milhões de pessoas no arquipélago central das Filipinas, abrimos o número com a entrevista a Rogelio Bautista, Gerente de Riscos e Seguros da Abengoa, empresa andaluza com ativos avaliados em 11 bilhões de euros distribuídos no mundo todo e especializada em soluções inovadoras em tecnologia para sustentabilidade nos setores de energia e meio ambiente. Recorrendo à sua vasta experiência e seu conhecimento profundo, ele nos fala sobre os pontos-chave em gerência de riscos na criação de soluções tecnológicas novas e que favoreçam a sustentabilidade.

O primeiro artigo trata da função de cumprimento, entendida como um programa empresarial capaz de identificar e de alertar sobre os riscos do descumprimento das normas e informar a Diretoria. Com isso se demonstra publicamente o compromisso da organização com a integridade e a transparência, o que gera maior confiança e melhora a reputação da empresa. No segundo artigo o autor lista e explica os desafios do setor segurador ante a tão anunciada recuperação econômica. Ele enfatiza a necessidade de convencer os reguladores de que as novas exigências de capital não devem alterar o equilíbrio entre rentabilidade e risco, senão o setor segurador poderá perder a preciosa oportunidade de se apresentar para satisfazer a demanda por soluções de seguros de longo prazo, lacuna que os sistemas públicos de aposentadoria estão deixando.

Encerra este número o “Ranking dos maiores grupos seguradores europeus 2012” em Vida e Não Vida, elaborado pelo Instituto de Ciencias del Seguro. A classificação, em que a Mapfre ocupa a 10a posição, revela que, num ambiente marcado pelas dificuldades econômicas e as baixas taxas de juros, os dez maiores grupos seguradores europeus conseguiram aumentar sua receita em 4,3 por cento em 2012, atingindo um volume de prêmios de 428 bilhões de euros.

O relatório conclui que, de modo geral, o crescimento adveio dos negócios internacionais, principalmente da América Latina e da Ásia, que em alguns casos compensaram a pressão existente nos mercados locais. No caderno nacional, destaque para entrevista com Luciano Calheiros, da corretora Willis. Para acessar basta clicar no link www.fundacionmapfre.com.br

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario