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Produtos pretendem conquistar as PMEs

Fonte: Valor Econômico

Por Suzi Katzumata
Luis Ushirobira/Valor / Luis Ushirobira/Valor
Ângela de Assis, diretora da BB Seguridade: "Houve um amadurecimento dos pequenos e médios empresários"

Com um crescimento muito acima da média de outros setores e imenso potencial ainda a ser explorado, o segmento de pequenas e médias empresas (PMEs) - com até 250 funcionários - se tornou o novo Eldorado da área de seguros. Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, a Bradesco Seguros estima que existem cerca de 5 milhões de estabelecimentos no país que ainda não contam com nenhum tipo de proteção, seja patrimonial ou de saúde. Com o objetivo de garantir uma participação nesse filão, as companhias seguradoras investem no desenvolvimento de produtos específicos e no atendimento personalizado.

A demanda por seguro das PMEs não se restringe à proteção patrimonial (incêndio, raio, explosão e roubo), mas também aos planos relacionados à saúde e ao bem-estar, como seguro de vida e odontológico. Segundo executivos do setor, isso reflete a maior profissionalização das pequenas e médias empresas.

Hoje, muitas delas fazem parte de associações ou sindicatos, que possuem convenções coletivas com direitos e obrigações trabalhistas, como a contratação de planos de vida e saúde para os funcionários. Além disso, a busca por profissionais qualificados de diferentes áreas e a necessidade de retenção desses talentos, em meio a um ambiente de baixas taxas de desemprego nas grandes cidades, vem obrigando os pequenos e médios empresários a oferecer pacotes de benefícios corporativos para não perder funcionários.

"O brasileiro não tinha cultura de previdência, a mesma coisa com seguro, com a divulgação isso mudou. As PMEs se profissionalizaram e passaram a ter mais conhecimento dos produtos bancários", diz Ângela de Assis, diretora comercial e de produtos da BB Seguridade. "Houve ainda um amadurecimento dos pequenos e médios empresários, que deixaram de ver o seguro como um gasto/custo e mais como um instrumento importante para manter o que foi conquistado". De olho nas 2,3 milhões de pequenas e médias empresas que têm conta jurídica no Banco do Brasil, a BB Seguridade aposta no lançamento - previsto para este mês - de um seguro prestamista e odontológico para ampliar a presença das PMEs em sua carteira, composta principalmente por pessoa física.

"O prestamista será o produto de destaque de 2014 para o setor PME", afirma Ângela sobre o BB Seguro Crédito Protegido para Empresas, um produto atrelado a uma operação de crédito que garante a liquidação da dívida contraída pela empresa em caso de morte ou invalidez do proprietário ou dos sócios. Segundo a diretora comercial do BB Seguridade, essa proteção pode garantir a continuidade da empresa no caso de um imprevisto com algum de seus proprietários ao evitar o risco de inadimplência.

No geral, os seguros destinados às PMEs são pacotes prontos, e não customizados como para as grandes empresas, para poder oferecer um preço mais atraente. Eles também são simplificados, pois na maioria dos casos são os próprios donos do negócio que cuidam da parte de recursos humanos. De acordo com levantamento da Metlife, 97% das PMEs têm até 50 funcionários.

Na Bradesco Seguros, o número de beneficiários de sua carteira de pequenas e médias empresas - grupos de 3 a 99 segurados - cresceu 26,4% no ano passado, segundo seu diretor-gerente, Marco Antônio Gonçalves. Em 2013, a carteira de Seguro para Pequenos Grupos (SPG) representou cerca de 25% da receita de planos coletivos na Bradesco Seguros, contra uma participação de 14% em 2008. Apenas no segmento de seguro saúde, a carteira de PME do Bradesco é de 761 mil vidas, com mais de 80 mil empresas clientes, de 293 mil vidas segurada em 2009. E no segmento de planos odontológicos, o Bradesco viu um crescimento de cerca de 30% na procura nos últimos três anos.

"Esses números mostram a força das PME e o despertar desses empresários para a necessidade de proteção do negócio e dos seus funcionários", afirma Marco Antônio Gonçalves.



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