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Corretor e seguradora: parceria de mão dupla?

Fonte: CQCS | Tany Souza

Em uma estrada há dois carros. Para que ambos cheguem ao destino mais rápido e sem nenhum problema de percursos é preciso que andem lado a lado, ou um atrás do outro, com calma, e não competindo. Quando um carro acelera para correr mais, ou ultrapassar, não existe parceria, mas sim somente a busca de vantagens. É assim que os Corretores de Seguros e as seguradoras devem andar: um ao lado do outro.

A parceria entre os Corretores e seguradoras tem aumentado e se fortalecido durante anos no mercado de Seguros. E isso é de suma importância para o alcance de resultado de ambos. “Independentemente de todo o processo tecnológico avançado, comunicação e transmissão à distância, continuo pensando que o grande processo ainda está no relacionamento entre Corretor e seguradora. Os resultados são aparentes. Geralmente aqueles que têm maior volume de negócios são o que possuem maior grau de relacionamento com a seguradora. É por isso que o relacionamento é fundamental, para que os objetivos de ambos sejam alcançados”, explica o Presidente do SindSeg-RS, Júlio Rosa.

E esse relacionamento por ser cada vez mais forte e único, fica difícil que aconteça com várias seguradoras. “Falando humanamente, não sei se conseguimos as duas mãos de amigos, parceiros. Por isso faço uma analogia com os corretores. O Corretor ser amigos, confiar na seguradora, ter crédito, se sentir em casa, é difícil. Os Corretores com maior determinação e sucesso, não passam de cinco seguradoras parceiras.”

Luis Severo, da Icatu Corretora de Seguros, concorda com essa afirmação de Júlio Rosa. “Não acredito que o Corretor tenha 20 ou 30 companhias de Seguros e seja especialista em todas. É por isso que a parceira é importante, porque o Corretor começa a entender melhor o produto, dominar o sistema da companhia de seguros e ter domínio para vender melhor o produto para o segurado.”

Para ele, esse conhecimento específico é uma das dicas para que a parceria seja ainda melhor. “Além de dominar bem o produto da companhia é preciso conhecer não apenas um ramo, mas toda a gama de produtos, para ter mais opções ao cliente.”

Para o corretor Paulo Gonçalves, da Central Max Corretora, é esse conhecimento da seguradora que pode trazer ainda mais benefícios para o profissional. “Quanto mais trabalha com a companhia, quanto mais desenvolve a parceria, mais tem conhecimento dos produtos e da operação, o que acaba por facilitar o dia a dia de ambas as partes. Também tem a questão comercial, pois ter um volume de produção melhor em determinadas seguradoras pode trazer privilégios em termos de resultado financeiro junto a seguradora.”

É claro que para a seguradora também há benefícios em manter parceria com Corretores de seguros. “Ela diminui a sua despesa operacional, por ter um especialista vendendo seu produto”, completa Gonçalves.

Já para a corretora Rita Granja, da RGranja Corretora de Seguros, a vantagem de ter parceria com a seguradora é ter como resolver mais rapidamente as dificuldades dos clientes. “É dessa forma que temos o apoio maior das seguradoras na resolução dos problemas. Hoje o número de veículo aumentou e, se não tem apoio do comercial das seguradoras, fica mais difícil de resolver todas as questões.”

Para ela, o lado bom está sempre com a seguradora. “Pois o Corretor tem que vender um bom número de volume de negócios. Quanto mais, com margem boa, é sempre vantagem para a empresa seguradora.”

Porém, ela ressalta que os seus clientes é que sempre saem na vantagem. “O meu cliente sempre sai lucrando porque eu só fecho Seguro com seguradora boa, as que eu considero que tem respeito por ele.”

Ela afirma que essa parceria não traz diferença de preços. “Hoje a maioria das seguradoras não tem diferença de preço de uma para outra. É claro que as maiores Corretoras têm vantagem maior, mas a maioria dos Corretores em geral não tem diferença de preço. Até porque como os pequenos iriam sobreviver? Seria desleal. O pequeno tem que ter diferencial no atendimento, para ter a propaganda boca a boca e o número maior de clientes.”

Rita ressalta que nem sempre essa parceria é uma via de mão dupla. “Para falar a verdade, a seguradora é que deveria ser mais parceira de nós, porque hoje algumas não possuem nem mesmo o comercial, já que não se preocupam em ter um atendimento bom para o Corretor. Por outro lado, oCcorretor não tem quase vantagem nenhuma, tem muito mais trabalho. O mercado está desleal, a margem de lucro está pequena. Tem cliente que quer preço e infelizmente filtramos, peneiramos, mas se não vendermos um pouco de preço, vamos fechar as portas. Com o imposto alto, quem vai se estabelecer?”, finaliza a corretora.

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