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Seguradora Swiss Re tem novo comando

Fonte: Valor Econômico

Por Thais Folego | De São Paulo
 
                           João Pinheiro Nogueira Batista é o novo presidente da seguradora.

O grupo Swiss Re escolheu para tocar a sua seguradora no Brasil um executivo que não vem do mercado de seguros, algo ainda pouco comum num setor bastante fechado. Como o foco da companhia são riscos de empresas, procurou um executivo com experiência no mercado corporativo e contratou João Pinheiro Nogueira Batista, que tem passagens pelas diretorias de Petrobras, Suzano e Betin, além de ter sido conselheiro de diversas outras companhias.

"É uma quebra de paradigma na indústria [de seguros]", diz Nogueira Batista, que tem experiência no mercado financeiro, mas nunca teve uma posição executiva em uma empresa de seguros. O executivo, porém, já conhece bem a Swiss Re Corporate Solutions, pois é membro do conselho de administração da companhia há três anos, indicado pelo IFC, braço financeiro do Banco Mundial, que tem 15% do capital da seguradora.

"Não precisamos de alguém que saiba tudo sobre seguros, mas sim que conheça as empresas e do que elas precisam", diz Ivan Gonzalez, chefe da seguradora para a América Latina, para quem Nogueira Batista vai se reportar. O executivo lembra que o segmento de grandes riscos está "em grande transformação" no país, com várias seguradoras saindo do ramo, que exige capital e especialização. "Essa é uma grande oportunidade para entregarmos um bom serviço e ganharmos participação de mercado", diz Gonzalez.

O novo presidente terá como desafio fazer com que a seguradora continue a crescer acima da média de mercado e consolide as suas novas carteiras de negócios. "Desde que a Swiss Re adquiriu a UBF o ritmo de crescimento tem sido acima de 20%", diz Nogueira Batista.

Em 2010, Swiss Re e IFC adquiriram a UBF Seguros, que atuava basicamente com seguro garantia e seguro agrícola. De lá para cá, a seguradora tem entrado em novas linhas de negócios, como riscos de engenharia, transportes, energia e óleo e gás, o que explica também o crescimento acelerado. A aquisição marcou a entrada da Swiss Re no mercado de seguros no Brasil. Até então, o grupo trabalhava apenas com resseguros.

No ano passado, a Swiss Re Corporate Solutions faturou no Brasil R$ 260 milhões em prêmios de seguros, um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 9 milhões, ante prejuízo de R$ 1 milhão em 2012. Segundo Nogueira Batista, com a consolidação dos novos negócios o ritmo de expansão tende a diminuir, mas o grupo planeja continuar crescendo acima do mercado trazendo novas coberturas para o mercado brasileiro.

Para suportar esse crescimento, a matriz terá que fazer aportes de capital. Segundo Gonzalez, o grupo tem um planejamento de capital para dar mais robustez à operação no Brasil. Pelas contas do executivo, a seguradora provavelmente vai precisar de mais em 2015.
 
 

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