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Porto Seguro lucra R$ 373 milhões no primeiro semestre, alta de 23%

Fonte: Sonho Seguro
 
A Porto Seguro divulgou lucro líquido de R$ 219 milhões no trimestre e de R$ 372 milhões no semestre, correspondendo a um aumento de 13% e 23% respectivamente. O ROAE atingiu 18,1% no 2T14, permanecendo praticamente estável, enquanto o ROAE do 1S14 atingiu 14,8%, um aumento de 0,8 p.p. (2014 x 2013).

No segundo trimestre e primeiro semestre do ano, o desempenho da Companhia foi favorecido por um melhor resultado financeiro e por um ganho operacional satisfatório. As receitas totais e os prêmios de seguros evoluíram 16% e 12% no trimestre e 17% e 14% no semestre respectivamente, impulsionados principalmente pelo incremento nos itens segurados.

Obtivemos um aumento de 492 mil veículos, sendo que a frota segurada atingiu 4,8 milhões (+11%) e o número de residências cresceu 215 mil itens (+13%), alcançando 1,9 milhão de residências seguradas. Na operação de seguros, os prêmios dos produtos de automóvel cresceram 12% no trimestre e 14% no ano. Destaque para a marca Azul, com aumento de 20% e para os produtos patrimoniais da marca Porto que evoluíram cerca de 25%, ambos considerando os dois períodos do ano.

O desempenho operacional demostrado pelo índice combinado atingiu 95,9% no 2T14 e 97,3% no 1S14. No 2T14 o índice combinado aumentou 1,4 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior, reflexo do crescimento da sinistralidade no segmento de automóvel, particularmente pelo aumento de roubo e furto no país. Por outro lado, no produto saúde a sinistralidade melhorou 3,3 p.p., resultado da estratégia para melhorar a rentabilidade da carteira. O índice de despesas administrativas aumentou 0,2 p.p. no 2T14 e 0,1 p.p. no 1S14, reflexo de despesas de publicidade que foram antecipadas para o primeiro semestre. Assim, desconsiderando essas despesas o índice de DA reduziria 0,2 p.p. no 2T14 e 0,4 p.p. no 1S14, dando continuidade a otimização de processos e ao aperfeiçoamento da operação.

Nas empresas financeiras e de serviços, as receitas cresceram 20% em ambos períodos, resultado principalmente da evolução das receitas de operações de crédito (cartão de crédito e financiamento) que expandiram mais de 25%. A base de cartões de crédito atingiu 1,5 milhão de unidades, um acréscimo de 351 mil cartões.

O resultado financeiro apresentou um aumento de 92%, explicado por um CDI médio maior no trimestre (+40% vs. 2T13) e também em função de uma melhor rentabilidade relativa. A rentabilidade da carteira no 2T14 foi de 2,78% (111% do CDI) e de 5,04% (101% do CDI) no ano, excluindo-se os recursos previdenciários.

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