Breaking News

Pouco explorado, Seguro de Crédito cobre inadimplência da carteira de empresas

Fonte: CQCS

Pouco explorado devido ao seu complexo procedimento, o Seguro de Crédito cobre a inadimplência da carteira de recebíveis de uma empresa. Flávio Barros, Diretor da CredRisk Especializada em Corretagem de Seguro de Crédito e Garantias, explica sobre a carteira as coberturas do produto e o público alvo deste segmento.
 
“Basicamente cobre a inadimplência devido à insolvência e mora prolongada dos compradores (pessoas jurídicas) de uma empresa. A princípio qualquer empresa com contas a receber (somente vendas para pessoas jurídicas) é um potencial comprador de seguro de crédito, mas devido ao número limitado de seguradoras pequenas empresas ainda não é apetite das seguradoras. Empresas de médio e grande porte é que são o mercado alvo”.
 
De acordo com Flávio Barros a carteira é pouco trabalhada. Ele afirma que essa é a realidade do segmento no cenário mundial, e não só no Brasil.
 
“Há pouquíssimos corretores operando neste segmento, pois se trata de uma operação complexa, o processo de maturação do negócio é bastante demorado e há um trabalho de back office intenso. Hoje no Brasil apenas seis seguradoras operam neste ramo. Este número deve aumentar para oito em breve. Mas, diferentemente de outros ramos de seguros, dificilmente teremos um número grande de seguradoras e corretoras operando”.
 
Ainda segundo o diretor, o Mercado Brasileiro de Seguro de Crédito Interno e de Crédito à Exportação gerou em 2013 um volume de prêmios emitidos de aproximadamente R$ 216 milhões. Esta quantia representa um crescimento de 6% em relação aos prêmios registrados em 2012, que totalizaram R$ 204 milhões, interrompendo o crescimento de dois dígitos que vinha sendo registrado desde 2004, com exceção dos anos de 2009 e 2010, quando o mercado cresceu as taxas em torno de 2%.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario