Breaking News

Roubo de veículos no Rio assusta seguradoras

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Sindseg-RJ vê o recrudescimento do quadro como fenômeno próprio de final do governo. Apostando na série histórica, prevê queda nas taxas de sinistros no começo do ano

Não bastasse o fraco desempenho nas vendas do seguro de casco de automóvel no Rio de Janeiro, que até agosto cresceram apenas 4,8%, os índices de roubo e furto de veículos aumentam sistematicamente nos períodos finais de governos no estado, aponta levantamento do sindicato das seguradoras fluminenses (Sindseg-RJ). Presidente da entidade, Roberto Santos assinalou que essa tendência pode sinalizar uma queda dos investimentos públicos na área de segurança pública. “Os números apurados até agosto apontam aumento de 22,8% nos registros de roubos e furtos de carros no Rio de Janeiro, comparados aos oito primeiros meses do ano passado”, mencionou.

Roberto Santos disse ainda que esses sinais têm também um lado favorável, pois, apostando na manutenção da série histórica, as seguradoras, agora, aguardam uma queda nas taxas de sinistralidade nos primeiros meses de 2015, quando um novo governo tomará posse.

O Rio de Janeiro, segundo ele, é, no momento, o terceiro colocado no ranking dos estados com a maior frequência de carros roubados e furtados do País. São Paulo lidera com folgas a lista. “A Zona Leste da capital paulista tem muito mais roubos e furtos que a Baixada Fluminense, por exemplo”, revelou Santos, ao participar de um recente encontro promovido pelo Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ), onde foi homenageado.

O executivo observou também que está havendo uma migração da ação das quadrilhas especializadas para áreas do estado onde ainda não há Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Dessa forma, de janeiro a agosto, o maior crescimento de roubos e furtos de veículos foi registrado nas regiões de Niterói e São Gonçalo, com salto de 31,7%, seguidas pelo interior do estado (24,5%) e Baixada Fluminense (23,5%). Na capital, o aumento detectado foi de 17%.

Preço

Já em termos de Brasil, avaliação feita pela Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), com base em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), aponta para uma diminuição dos casos de roubo e furto de veículos, tendência que, se mantida, poderá implicar em redução de até 10% no preço do seguro de automóvel ainda este ano. Em agosto, a Fenseg indica que o número de roubos e furtos caiu 7,8% no País, chegando a 38.628 veículos roubados e furtados contra 41.908 em idêntico mês de 2013.

Diretor-executivo da entidade, Neival Freitas contou que a manutenção desse cenário pode de fato auxiliar na redução do preço do seguro de automóvel. “Até dezembro, poderemos analisar se o cenário de queda será contínuo. Se a redução se mantiver, podemos ter uma retração de até 10% no valor da apólice, que pode variar conforme a região, o modelo de veículo e o perfil do segurado”, relatou.

Em agosto, no Estado de São Paulo, o recuo foi ainda maior – de 8,6%, totalizando 18.048 roubos e furtos contra 19.747 em igual mês do ano passado. O índice desse crime tem caído no estado desde a metade do ano: 6,2% em junho e 6,6% em julho.

Para o executivo, um dos fatores que colaborou para esse cenário em São Paulo foi a aprovação da lei estadual de desmontagem de veículos, que entrou em vigor em julho. “Existe uma lei federal que está em fase de regulamentação e que deverá dar continuidade a essa redução”, afirmou Neival Freitas, que emendou: “Se esses índices se mantiverem em queda em 2015, as seguradoras deverão ajustar os preços ainda mais para baixo”.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario