Breaking News

Joaquim Levy confirma Westenberger no comando da Susep

Fonte: Sonho Seguro

Nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se reuniu com Roberto Westenberger, titular da Susep e, segundo nota divulgada hoje pela assessoria do ministro da Fazenda, Westenberger “permanece no cargo, para discutir prioridades para o órgão”. A assessoria não divulgou mais detalhes do encontro. Segundo especialistas, por ser a manutenção no cargo e não uma nomeação, a presidente Dilma Rousseff não precisa aprovar o nome ou divulgação do assunto no Diário Oficial. Ou seja, a nomeação é prerrogativa da Dilma, por indicação do Ministro da Fazenda. Como Roberto Westenberger já foi nomeando pela presidente, o que precisava era somente uma confirmação.


Em evento realizado em dezembro, o titular da Susep comemorou o otimismo do setor em projetar crescimento de dois dígitos para 2015 e também parabenizou o setor de ter mantido o crescimento de dois dígitos em 2014, considerado um ano difícil e atípico. Entre os principais pontos a serem discutidos com o novo ministro da Fazenda, ele citou condições mais flexíveis do marco regulatório da indústria de seguros, com supervisão eletrônica até modernização das regras de aplicações de reservas técnicas, tornando a blindagem dos ativos garantidores um instrumento que acompanhe as mudanças do mercado financeiro e globalização dos investimentos. Novos modelos de distribuição de seguro no Brasil também precisam ser discutidos para aumentar a participação dos intermediários na venda dos diversos tipos de produtos ofertados pelas empresas do setor”, disse o xerife do setor no almoço de confraternização promovido pela Cnseg, no Rio, em dezembro.


Nesta semana, foi divulgado pela imprensa que Joaquim Levy pretende retomar um antigo projeto sugerido pelo Banco Mundial sobre a unificação da Susep com a CVM. Vinculada ao Ministério da Fazenda, a Susep é o órgão responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguros, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. A autarquia foi criada em novembro de 1966.



Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario