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PMEs têm papel decisivo no crescimento do setor de seguros

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Pequenos e médios negócios já respondem por cerca de 40% do faturamento de prêmios das seguradoras, em especial no segmento de produtos com formato de benefícios

As pequenas e médias empresas (PMEs) são, hoje, o principal pilar do crescimento do mercado de seguros no Brasil. Não por acaso, as seguradoras vêm investindo forte nesse segmento que, em 2014, respondeu por mais de 40% do faturamento do setor. Segundo projeção da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), no ano passado, a atividade de seguros cresceu pouco mais de 11%, bem acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Inicialmente, o mercado trabalhava com a estimativa de crescer perto de 15%. Contudo, o cenário de desaquecimento econômico afetou a expectativa. Mas as pequenas e médias empresas impediram uma desaceleração mais acentuada das vendas. “Nosso desempenho foi, de fato, em boa parte sustentado pelos negócios fechados com empresas de pequeno e médio porte”, conta o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) e da Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi, que espera avanço do setor em torno de 12,4% em 2015.

A influência das PMEs sobre o desempenho do setor foi mais forte na área de benefícios. Na própria Bradesco, as vendas de seguro saúde para negócios de menor porte registraram salto de 38% apenas no primeiro trimestre do ano passado. O diretor comercial da seguradora, Marco Antônio Gonçalves, explica que, para reter bons talentos, diante da grande competitividade, as pequenas e médias empresas estão oferecendo vantagens a seus empregados. “Essas empresas apostam na contratação de seguros de saúde e odontológico e planos de previdência privada”, observa o executivo.

Segmentação

As corretoras e consultorias especializadas no ramo de benefícios também investem nesse nicho de oportunidades proporcionadas pelas PMEs. É o caso da Budget Consultoria e Corretora de Seguros, especializada na gestão de planos de saúde empresarial. No ano passado, a empresa faturou cerca de R$ 5,3 milhões, crescimento de 20% sobre 2013. Do total, 25% foram gerados pelo segmento das pequenas e médias empresas, com aproximadamente 40 mil vidas seguradas.

Para 2015, a meta da corretora é elevar o faturamento para perto de R$ 6,4 milhões, crescimento 21% em relação a 2014, sendo esperada uma contribuição superior a 50% das pequenas empresas. Tal perspectiva está baseada na nova política de comercialização da Budget e do contrato assinado no final do ano passado com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e a Bradesco Seguros. O acordo firmado entres as partes prevê condições especiais e preços diferenciados para as associadas da ACRJ que contratarem o seguro-saúde e plano odontológico.

O foco é o segmento de seguro para grupos de três a 199 vidas, que proporciona grande flexibilidade na contratação e preços competitivos para o atendimento a micros, pequenas e médias empresas. “Trata-se do benefício mais almejado pelos funcionários das empresas e uma conquista importante para todos eles e para
as empresas que aderirem ao Projeto Saúde ACRJ”, explica o diretor da Budget Consultoria, Ernani Araújo.

Segundo o executivo, tudo foi pensado de maneira que montagem e apresentação do produto se ajuste ao perfil do empresariado do comércio. “A experiência que temos no seguro-saúde e o estreito relacionamento
com as seguradoras parceiras, como é o caso da Bradesco, são um ponto forte do nosso atendimento e nos qualifica para fazer o gerenciamento de um projeto tão importante” conclui Ernani Araújo.

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