Breaking News

Posicionamento da Fenasaúde sobre ações que estimulam o nascimento por parto normal

Fonte: André Gonzalez

Posicionamento:

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) reforça o seu apoio às ações que ampliam a informação para as gestantes e que estimulam o nascimento por parto normal. Em 2012, aproximadamente 56% dos partos normais na Saúde Suplementar foram feitos por meio de planos das afiliadas à FenaSaúde. É importante destacar que a decisão médica por parto normal ou cesariana deve considerar, prioritariamente, o risco para mãe e bebê. Se o parto normal não oferecer ameaça à parturiente e ao nascituro, esta é sempre a melhor alternativa.

O número de partos normais no Brasil ainda é baixo, mas cresceu cerca de 20%, entre 2011 e 2012, considerando partos por planos e seguros de saúde. Essa expansão reflete diretamente o apoio das operadoras associadas às políticas de incentivo ao parto normal. Na Medicina, existem diretrizes claras e que devem ser seguidas diante da necessidade de parto cirúrgico. Vale destacar que as associadas à Federação seguem estritamente as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A preocupação com o tema levou a FenaSaúde a lançar, recentemente, o Guia da Gestante. A publicação traz 46 perguntas e respostas esclarecedoras para auxiliar as futuras mães a terem mais conhecimento sobre contratação do plano de saúde, coberturas, gestação, tipos de parto e nascimento do bebê. O guia é gratuito e pode ser acessado por meio do link: www.fenasaude.org.br/fenasaude/publicacoes/

Sobre a representatividade da FenaSaúde: 

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) representa 27 operadoras líderes no mercado de planos e seguros de saúde, organizações exemplares nas melhores práticas do setor. As associadas, distribuídas por 17 grupos econômicos, correspondem a 41,5% do mercado de assistência à saúde em número de beneficiários. A preocupação com a qualidade de atendimento e gestão técnica é central para as afiliadas à FenaSaúde. É justamente essa atenção que as diferencia em um mercado que tem mais de 1.200 operadoras ativas. As empresas que operam no mercado brasileiro diferem segundo sua natureza jurídica, tamanho e abrangência geográfica, tempo de constituição, tradição no setor, práticas assistenciais, governança, solvência e solidez.

A FenaSaúde tem identidade e programa próprios, representando um conjunto de operadoras – seguradoras de saúde, medicinas de grupo e operadoras odontológicas aderentes aos princípios da Federação – já consolidadas no mercado de Saúde Suplementar, que compartilham o ideário de permanente diálogo, troca de experiências e contribuições para a adequada regulamentação do Governo Federal e para o alcance das melhores práticas setoriais.

As manifestações públicas da FenaSaúde representam tão somente o entendimento e os propósitos do conjunto de suas associadas, não comprometendo e não se confundindo com entendimentos e interesses particulares de outras entidades representativas de operadoras da Saúde Suplementar, sejam elas a Abramge (medicinas de grupo), Unidas (autogestões), Unimed (cooperativas médicas) e Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB (entidades filantrópicas).

No entanto, quando aplicável e expressamente comunicado, a FenaSaúde pode, autorizada por suas associadas, alinhar manifestações públicas com as demais entidades representativas de operadoras da Saúde Suplementar, sempre com o objetivo do alcance das melhores práticas e de fortalecer a qualidade de atendimento ao consumidor.

A entidade reúne as seguintes associadas:

Allianz Saúde

Grupo Amil Saúde

Grupo Bradesco Saúde

Caixa Seguros Saúde

Care Plus Medicina Assistencial

Golden Cross

Grupo Intermédica

Hapvida Sistema de Saúde

(associação efetivada em novembro de 2014)

Itauseg Saúde

Marítima Saúde Seguros

Metlife Planos Odontológicos

OdontoPrev

Omint Serviços de Saúde

Porto Seguro - Seguro Saúde

Grupo SulAmérica Saúde

Grupo Tempo Saúde

Unimed Seguros Saúde

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario