Breaking News

Portugal: Catástrofes preocupam cada vez mais os empresários

Fonte: Jornal I

Imprevisibilidade das condições meteorológicas sobe na lista do que mais preocupa os pequenos e médios empresários. Seguradoras já gastaram 300 milhões desde 2006

Os pequenos e médios empresários preocupam-se cada vez mais com as catástrofes naturais e a imprevisibilidade meteorológica. De acordo com o estudo "PME Riscos e Oportunidades", realizado pela seguradora Zurich, a preocupação com o clima subiu 5 pontos percentuais em 2014.

Com base em questionários feitos em 19 países, a Zurich aponta as principais preocupações dos empresários portugueses: a forte concorrência e o dumping de preços, a quebra no consumo e o roubo ocupam o pódio, tendo este último subido na preocupação dos empresários significativamente em apenas um ano - 9 pontos percentuais, para 31%. No entanto, o dado mais curioso é o aumento da preocupação com as catástrofes naturais e a imprevisibilidade meteorológica, que tem vindo a ganhar importância nos últimos anos. Subiram de 8% (2013) para 12,5% (2014) os empresários que se preocupam com esta questão, acima da média europeia de 9,3%.

Recorde-se que em 2009 houve uma forte tempestade na Região Oeste que afectou sobretudo empresas agrícolas. Em 2010 houve uma tempestade na Madeira e um tornado na Região Centro, e em 2012 um tornado arrasou muitas culturas e causou graves prejuízos no Algarve. Já no ano passado uma série de inundações nas Caldas da Rainha, na Lourinhã e em Lisboa contribuíram para um peso acrescido no sentimento dos empresários em relação a estas questões.

As seguradoras também não deverão estar propriamente tranquilas: desde 2006 e até ao final do ano passado as indemnizações e provisões relativas a eventos naturais extremos chegavam aos 312 milhões de euros. Os dados foram recolhidos pela Associação Portuguesa de Seguradoras (APS) e são relativos às suas associadas, que representam mais de 99% do mercado segurador.

Segundo os mesmos dados, a tempestade na Madeira de Fevereiro de 2010 e o temporal em Portugal Continental em Janeiro de 2013 foram os mais penalizadores para as seguradoras nos últimos oito anos - os dados compilados compreendem o período entre 2006 e 2014. O mau tempo na Madeira obrigou a indemnizações e provisões na ordem dos 141,1 milhões de euros, enquanto os dois dias de mau tempo que assolou Portugal em Janeiro de 2013 elevaram os encargos das seguradoras até aos 100 milhões de euros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario