Breaking News

ANS vai suspender venda de 87 planos de saúde

Fonte: Valor Econômico 

(Atualizada às 21h07)A Agência Nacional de Saúde Suplementar vai suspender, a partir de quarta-feira, a comercialização de 87 planos de saúde de 22 operadoras. Segundo a agência, as empresas não cumpriram os prazos máximos de atendimento e também foram alvos de queixas no serviço assistencial, como negativas indevidas de cobertura.

No mesmo dia, 34 planos de saúde que estavam com a comercialização suspensa serão liberados, porque a melhoria no atendimento ao cidadão foi comprovada, segundo a ANS.

Nessa nova rodada de suspensão, classificada pela agência como 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, a ANS informa que serão protegidos cerca de 3,2 milhões de beneficiários vinculados aos planos suspensos. Isso porque as operadoras terão de resolver primeiro os problemas assistenciais para depois receber novos beneficiários.

Segundo a agência, o país conta atualmente com 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

Desde que o programa de monitoramento foi lançado, 1.099 planos de 154 operadoras tiveram as vendas suspensas. Outros 924 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Entre as operadoras que tiveram seus planos suspensos estão Allianz Saúde, Irmandade da Santa Casa de Misericórdia De Mauá quatro unidades da Unimed (Itabuna, Paulistana, Recife, Uberlândia e Rio de Janeiro), Odontoprev e W.S. Administradora de Planos de Saúde e Odontológico.

Odontoprev

A Odontoprev confirmou ao mercado, na noite desta segunda-feira, que foi incluída na lista das 22 operadoras de saúde que terão planos de saúde odontológicos suspensos na quarta.

Em nota ao Valor, a companhia informou que “recebeu com surpresa a comunicação” da agência da suspensão de comercialização de 17 entre os 387 planos de saúde odontológicos ativos que compõem seu portfólio.

A companhia argumenta que “a metodologia empregada considera exclusivamente o número de NIPs (Notificação de Intermediação Preliminar) de âmbito assistencial no trimestre monitorado”. Afirma que foram apuradas 30 NIPs em uma base da OdontoPrev de 6,3 milhões de beneficiários. “Portanto, 1 NIP para cada 210 mil beneficiários.”

De acordo com o comunicado, a companhia “não reconhece mudança nos elevados padrões de qualidade e atendimento à saúde dos beneficiários que caracterizam sua atuação e que se traduzem em inúmeros reconhecimentos, incluindo a maior nota do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) entre as operadoras exclusivamente odontológicas de grande porte, divulgado pela ANS em sua edição mais recente, em 25 de novembro de 2014”.

A companhia afirmou que a medida anunciada pela ANS não resulta em qualquer prejuízo no atendimento aos beneficiários dos planos suspensos, bem como não ocorrerão alterações nas cláusulas de contratos vigentes. 

Quanto às operadoras reativadas, somente duas tiveram liberação total: Caixa Seguradora Especializada em Saúde e Plamed Plano de Assistência Médica. As demais tiveram só alguns planos liberados e continuam com restrições nos demais. É o caso da Allianz, unidades da Unimed Rio e Paulistana, e Salutar Saúde Seguradora, entre outras.



Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario