Breaking News

Crise gera novas oportunidades

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Crescimento superior a 22% no primeiro trimestre surpreende e anima seguradoras, que planejam continuar buscando oportunidades mesmo em um ambiente econômico desfavorável, como o atual

O cenário instável na economia é também um bom momento para o mercado de seguros crescer, explorando nichos já existentes ou ocupando novos espaços. A avaliação é do diretor-geral da Organização de Vendas da Bradesco Seguros, Marco Antonio Gonçalves, para quem a expectativa, que já era otimista, foi superada no primeiro trimestre, quando o faturamento do setor cresceu 22,4%, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). “A estimativa inicial era de um crescimento de até 12% este ano. Mas, começamos 2015 com um avanço expressivo. Na verdade, a economia brasileira é muito forte e, mesmo em momentos de instabilidade, a demanda por seguros continua aquecida”, salienta o executivo, em
entrevista exclusiva ao Jornal do Commercio.

O executivo explica que o fato de haver uma conscientização maior sobre a relevância do seguro está levando pessoas e empresas a procurarem a proteção securitária para as suas vidas, patrimônio e continuidade dos negócios.

Para Marco Gonçalves, que também é presidente do Conselho Empresarial de Seguros e Resseguros da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), ajuda também o fato de a capacidade ociosa do mercado de seguros ainda ser bastante expressiva. “O Brasil é a sétima economia do mundo, mas no ranking mundial do seguro estamos em 13º lugar. Há, portanto, um gap importante para reduzirmos e o momento é o ideal para buscarmos oportunidades”, observa.

Pequena empresa

Nesse contexto, ele enxerga como um importante filão a necessidade que as pequenas e médias empresas têm de protegerem o seu negócio, diante da redução da oferta de crédito. Gonçalves lembra que menos de 10% das cerca de 7 milhões de empresas de pequeno e médio portes contam com um seguro patrimonial. Além disso, na avaliação dele, esse segmento não está sendo tão afetado pela instabilidade da economia. “As grandes empresas foram mais atingidas. As demais continuam rodando”, diz.

O mesmo raciocínio ele aplica no seguro de automóvel. Apesar de haver queda na venda de novos veículos, o diretor da Bradesco Seguros acentua que, além das naturais renovações de quem já conta com apólice contratada, é preciso buscar o nicho formado por carros mais antigos.

Segundo ele, diante desse quadro, corretores de seguros e seguradoras precisam arregaçar as mangas e procurar novos negócios ou aumentar a oferta de produtos para a carteira de clientes já consolidada “A Bradesco já vem fazendo isso e conta com o corretor de seguros nesse processo. A partir de junho, esses nossos parceiros poderão comercializar cartões de crédito com a marca Bradesco, aumentando seus ganhos”, conta Marco Gonçalves.

Os corretores também já podem comercializar consórcios de veículos e de imóveis da Bradesco. Além disso, desde a virada do ano, a seguradora disponibiliza um seguro de automóvel contra terceiros, de contratação simplificada, baixo custo e sem vistoria do veículo e perfil do motorista ou segurado.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario