Breaking News

ANS prorroga consulta pública para revisão do rol de procedimentos

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu prorrogar a consulta pública para revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde por mais 30 dias, até 18 de agosto, para atender “o grande interesse e para permitir maior participação da sociedade”. A revisão faz parte de um processo contínuo e periódico realizado pela agência com o objetivo de garantir o acesso ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças através de técnicas que possibilitem o melhor resultado em saúde, obedecendo a critérios científicos de segurança e eficiência comprovados por avaliação de tecnologia em saúde.

A proposta que está em consulta pública no site da agência prevê a inclusão de 11 procedimentos médicos – entre terapias e exames –, além da inclusão de um medicamento antineoplásico oral para o tratamento do câncer de próstata, a ampliação de indicações para diagnóstico e tratamento de 16 síndromes genéticas e a
inclusão de diretriz clínica para avaliação geriátrica ampla. A agência também propõe o aumento do número de sessões ou consultas com profissionais de saúde e incluída indicação de consultas com nutricionista para gestantes.

O recebimento das contribuições teve início em 12 de junho e o novo rol entrará em vigor em janeiro de 2016. Para essa revisão, a ANS promoveu discussões no âmbito do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde), que é formado por órgãos de defesa do consumidor, ministérios, operadoras de planos de saúde, representantes de beneficiários, de profissionais da área de saúde e de hospitais. Ao todo, 39 instituições enviaram contribuições.

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é obrigatório para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei nº 9.656/98, os chamados planos novos, ou aqueles que foram adaptados à lei.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario