Breaking News

Países sul-americanos são o alvo de nova operadora

Fonte: Valor Econômico

Por Rosangela Capozoli | De São Paulo

Uma operadora de planos de saúde para cães e gatos, um ramo da área de seguro que ainda engatinha no Brasil, já está de olho nos animais dos países vizinhos. Foi pensando em conquistar novos mercados lá fora, que a Dr. Pet se inscreveu, no ano passado, no Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex). Empresas que se integram ao projeto passam a contar com um diagnóstico gratuito para encontrar soluções que aumentem seu desempenho competitivo. O projeto ainda assessora empreendedores no estudo de mercados externos, auxiliando em sua gestão.

"O primeiro contato com a Peiex foi feito em 2016, porém, o trabalho, de fato, começou em fevereiro, quando fizemos uma viagem para a Colômbia para sondar o mercado", relata Marcio Renê Rocha, diretor da Dr. Pet.

As perspectivas para a Colômbia, segundo ele, são interessantes à medida que a grande maioria da população se concentra nos centros urbanos. "Bogotá, por exemplo, tem 7,9 milhões de habitantes, facilitando a comercialização dos planos", diz.


Outros mercados na mira da seguradora são Peru, Chile e Argentina. "Afora a Argentina, os demais registram um crescimento do PIB superior à média sul-americana", observa.

Rocha reconhece que a internacionalização da marca não acontece da noite para o dia, mas sabe que, com exceção do Brasil, os demais países da América Latina não dispõem de nada similar ao produto. "Mesmo no Brasil, o plano ainda é desconhecido, mas a demanda tem aumentado cerca de 30% ao ano e o potencial dos nossos vizinhos é grande. A estimativa é de a Dr. Pet se instalar na Colômbia no próximo ano", prevê.

Inaugurada em 2011, a companhia tem estratégias arrojadas também voltadas para o mercado interno. Segundo seus dados, a Dr. Pet conta hoje com uma carteira de mil clientes e trabalha com uma rede credenciada de mais de 600 endereços em todo o país, entre clínicas, hospitais, laboratórios e profissionais liberais. A meta é encerrar o ano com o dobro de clientes e atingir 100 mil no prazo de cinco anos. O segredo, como acredita o diretor, está na inovação de canais de vendas. "Já operamos no e-commerce e agora começamos as vendas porta a porta, com 30 mil vendedores capacitados. Cerca de 80% da demanda são provenientes dos planos para cães e o restante para felinos", diz.

Outro passo que faz parte da estratégia de Rocha é a abertura de franquias. "A partir do meio de 2018 vamos entrar na área de franquias e o objetivo é comercializar 50 unidades, em cinco formatos diferentes", garante. De acordo com o diretor da Dr. Pet, os investimentos feitos até agora somam R$ 10 milhões, dos quais boa parte foi empregada no desenvolvimento de TI, "tornando o sistema mais eficiente tanto para o cliente quanto para a gestão e para a rede credenciada".

"Disponibilizamos o prontuário digital do pet em qualquer clínica do Brasil para agilizar o atendimento e o diagnóstico do animal", diz. Por exemplo, se o segurado mora em São Paulo e viajar para o Rio, e o pet tiver algum problema de saúde, ele poderá recorrer a essa ferramenta, em qualquer clínica credenciada.

A seguradora conta com quatro tipos diferentes de planos de saúde, começando do Plano Laboratorial, no valor de R$ 64,00 por mês, ao Plano Diamante, que custa R$ 240,00 mensais. "O mais vendido é o intermediário, o Plano Esmeralda, que sai a R$ 100,00 por mês e oferece todo tratamento necessário, inclusive cirurgia. Porém, não proporciona tratamento oncológico", ressalva Rocha.



Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario