Breaking News

Seguro de responsabilidade civil profissional para médicos: certo ou errado?

Fonte: Administradores

O seguro de responsabilidade civil profissional está envolto a uma polêmica, pois há quem defenda a idéia de que ele vai criar uma indústria de sinístros, algo que já foi visto nos Estados Unidos.

O seguro de responsabilidade civil profissional está envolto a uma polêmica, pois há quem defenda a idéia de que ele vai criar uma indústria de sinístros, algo que já foi visto nos Estados Unidos.

No entanto, do outro lado, estão aqueles que defendem a necessidade do seguro, pois com ele, a profissão pode ser exercida de uma maneira mais tranquila.

Nem certo nem errado! É fato que de uns anos pra cá os processos por alegados erros médicos vem crescendo, mas essa ação não pode ser atribuída ao seguro uma vez que apenas pequena parte dos profissionais já aderiram a este tipo de apólice.

As pessoas tem hoje maior conhecimento de seus direitos, garantidos pelo código de defesa do consumidor e pelo próprio código civil.

Faz-se necessário salientar, porém, que o seguro de responsabilidade civil não evita as reclamações, mas sim traz proteção financeira aos profissionais da área médica em caso de despesas com defesa e indenizações.

Seguro de responsabilidade civil visa custear perdas que profissionais e entidades possam ter

Isso, porque a função do seguro não é evitar o problema, mas sim proteger o profissional e seu patrimônio, nos casos em que ele for obrigado a pagar por danos corporais, materiais ou morais causados a terceiros.

É claro que os profissionais estão sujeitos a erros, principalmente, porque trabalham em diferentes locais, com uma carga horária muito elevada e nem sempre com as melhores condições.

Hoje em dia, porém, grande parte dos processos resulta na absolvição dos envolvidos. Mesmo assim a necessidade de se defender de uma reclamação gera despesas que podem ser cobertas pelo seguro.

A criação de uma jurisprudência justa e correta ajudará os médicos e seguradoras, pois evita a dita “indústria dos sinistros” lembrando que uma condenação pode fazer com que o profissional perca tudo o que ele conseguiu com muito esforço.

Podemos dizer que o seguro é certo ou errado? Nem um, nem outro, mas ele é fundamental para garantir que os médicos exerçam sua profissão de uma forma mais tranqüila.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario