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Telefônica planeja expandir leque de serviços financeiros em 2019

Fonte: Valor Econômico

Por Alexandre Melo | De São Paulo
Ana Paula Paiva/Valor
Navarro (à esquerda) será sucedido por Gebara, que espera melhora da economia e do consumo no próximo ano

A Telefônica Brasil, dona da marca Vivo, direcionou em 2018 esforços para ampliar as infraestruturas dos serviços de fibra óptica e de quarta geração de serviços móveis (4G) e 4,5G. Para o próximo ano, além de manter essa estratégia operacional, a operadora planeja expandir a oferta de serviços financeiros para incrementar a receita, como seguro para automóveis e microcrédito.

Neste ano, a empresa alcançou mais de 3 mil municípios com rede 4G, ante 2,6 mil em 2017, e mais mil cidades com 4,5G, incluindo todas as capitais, comparado a 114 no ano passado. São 9 milhões de residências aptas para receberem a fibra óptica (FTTH, na sigla em inglês). Em 2020, serão 15 milhões de lares.

Segundo Christian Gebara, vice-presidente executivo que assumirá o comando da Telefônica em janeiro, a estratégia não mudará com a nova gestão. "Darei continuidade aos projetos que estão sendo realizados pelo [atual presidente] Eduardo Navarro. A visão seguirá a mesma, mas estaremos em evolução constante", afirmou.

Navarro acrescentou que esta é "a transição mais tranquila da história da empresa", ao se referir à sucessão no cargo. Gebara contou estava sendo preparado há dois anos e dois meses, quando assumiu a atual posição na companhia, criada exclusivamente para ele e que vai acumular na próxima gestão. Os executivos trabalham juntos desde 2006.

Para 2019, Navarro disse que o cenário é positivo e que os indicadores econômicos sinalizam melhora no consumo, que deve contribuir com os resultados financeiros. Gebara acrescentou que o desemprego está recuando e o câmbio não deverá sofrer oscilações bruscas como no decorrer deste ano.

Entre os planos de Gebara estão ampliar os serviços financeiros oferecidos aos clientes da Vivo, algo também almejado pela concorrente TIM Brasil, que tem o interesse de adquirir startups voltadas para a área financeira, as chamadas "fintechs". Na multinacional espanhola, os planos estão mais avançados - um seguro de veículos está sendo testado pelos funcionários.

A intenção nesta área é lançar um aplicativo que avalie como o condutor dirige e conceder pontos. É a mesma lógica usada pelo Uber para avaliar seus motoristas parceiros. O vice-presidente não revelou com qual seguradora será a parceria. Hoje, a Vivo já oferece seguro de smartphone com a Zurich e de vida com a Mapfre.

Dentro da estratégia de diversificar a operação e posicionar a empresa como uma central de serviços, a Telefônica poderá oferecer o microcrédito com taxa competitiva no mercado. A ideia é oferecer o serviço à carteira de 35 milhões de usuários pré-pagos da tele. "Aproveitaremos parte dos clientes que já pede crédito especial e analisamos parcerias para essa área", disse Gebara.

Sobre o PLC 79/2016, que trata da Lei Geral de Telecomunicações e tramita no Senado, o atual presidente da operadora ressaltou a importância de aprovação no início do próximo ano para destravar investimentos e livrar as concessionárias de algumas obrigações antigas. Questionado se há interesse na Nextel Brasil, que está à venda, ele respondeu que a prioridade é o crescimento orgânico [operacional], mas que a companhia está atenta ao mercado.

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