Breaking News

Chubb analisa pedido de Bendine para receber R$ 1,8 milhão de seguro

Fonte: Valor Econômico

SÃO PAULO  -  A seguradora Chubb está no meio de uma disputa entre o Banco do Brasil e o ex-presidente da instituição financeira Aldemir Bendine. O executivo solicitou ao banco o pagamento de uma indenização de R$ 1,8 milhão referente a um seguro de responsabilidade civil de executivos (D&O), contratado para custear as despesas de processos que envolvem o alto escalão das empresas.

O executivo foi preso na 42ª fase da Operação Lava-Jato, em julho do ano passado, com suspeitas de recebimento de propina da construtora Odebrecht. Em março deste ano, foi condenado a 11 anos de prisão, em primeira instância, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Questionado sobre a solicitação do executivo, o BB diz que “análises sobre pedidos de acionamento de seguros D&O são de responsabilidade exclusiva da empresa seguradora contratada”.

No Diário Oficial da União de 2015, consta a renovação da apólice do BB com a seguradora do Itaú. Mas, àquela época, o banco tinha vendido a carteira para a seguradora Ace, que dois anos mais tarde comprou a Chubb, adotando no país o nome da empresa adquirida. Dessa forma, a carteira, que era do Itaú, foi transmitida à Chubb.

Segundo apurou o Valor, a seguradora pediu informações adicionais ao executivo para saber se ele terá direito ou não à apólice — procurada, a empresa não quis comentar o caso. No entanto, processos movidos por corrupção não costumam ser cobertos pela apólice de D&O, o que significa que há poucas chances de o executivo conseguir acessar os valores.

O BB oferece a apólice desde 2007 para dar conforto aos administradores para gerir a instituição sem o risco de ações judiciais. A cobertura abrange ex-dirigentes, sem prazo de validade.

Bendine ingressou no Banco do Brasil em 1978 e teve passagens pela diretoria de Cartões, Varejo e Novos Negócios até se tornar presidente em 2009, cargo que ocupou até 2015. Em fevereiro daquele ano, ele foi nomeado presidente da Petrobras, cargo ocupado até maio de 2016.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario