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Classes populares fazem seguro de tênis e óculos

Font: Portal IG

Consumidor procura proteção para não sujar nome na praça
Aline Cury Zampieri e Olívia Alonso, iG São Paulo | 07/04/2010 06:00

Do iogurte ao seguro de vida, dos óculos e do tênis. Não é novidade que a estabilização da economia brasileira está levando à sofisticação no consumo das classes de renda menor. Porém, no ramo financeiro, as seguradoras têm sido particularmente beneficiadas pela tendência. Apesar de não ser gênero de primeira necessidade, o seguro acaba sendo encarado pelas classes de menor renda como uma proteção para quem tem no nome uma fonte importante de garantia a ser dada.

Consumidor contrata seguro de sapatos, óculos e liquidificador

“Os consumidores perguntam para os lojistas se o liquidificador tem proteção financeira, aquela modalidade na qual a seguradora garante o pagamento das demais prestações, caso ele não consiga manter o compromisso”, diz Marcelo Teixeira, diretor comercial da seguradora Assurant. Especializada em produtos populares, a Assurant oferece basicamente duas modalidades: a garantia estendida de bens e a proteção financeira, também conhecida como prestamista.

Teixeira afirma que a intenção do consumidor é se proteger para não sujar o nome. A garantia estendida também é adquirida porque, se o produto quebrar, esse consumidor não tem dinheiro sobrando para comprar um novo. Em suma, é um cliente que quer correr menos riscos.

A receita da Assurant cresceu 30% no ano passado. Para este ano, a meta é expandir 40%. Em dezembro, a empresa fechou parceria para venda de seguros na rede de lojas de material esportivo Centauro. “Vamos vender garantia estendida de tênis e óculos para mergulho, em breve”, diz Teixeira.

Números da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostram que os prêmios diretos _como a indústria seguradora chama suas receitas_ pagos cresceram 13% entre 2008 e 2009, para R$ 76,7 bilhões.

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