Breaking News

Cuidado com o seguro barato demais

Fonte: Sincor-RS

Na hora de contratar o seguro do carro, a grande preocupação do proprietário é conseguir o melhor preço, pesquisando ofertas de várias companhias e caprichando na declaração do próprio perfil. “Mas quem foge da realidade pode pagar muito mais quando tiver que acionar o seguro”, avisa a corretora paulista Cláudia Santana, da Santanaseg, que trabalha com nove das principais seguradoras do país.

O que você recomenda a seus clientes na hora do seguro?

Digo para analisarem as propostas em todos os aspectos, para não se arrependerem depois. Poucos se importam com o valor da franquia, por exemplo. Mas o contrato mais conveniente não é o de valor mais barato, mas sim o que oferece a melhor relação entre a franquia e o custo final do seguro. Também é preciso ser sincero ao dizer que o carro não será dirigido por filhos entre 18 e 24 anos, só para conseguir um bom desconto. Caso aconteça uma colisão com alguém nessa faixa de idade dirigindo o carro, o seguro não irá cobrir o prejuízo.

As seguradoras cobrem avarias causadas por enchentes?

As principais sim, mas é preciso ficar atento a um detalhe importante: isso só vale para carros que não sejam colocados em situação de risco. Quem se arrisca a atravessar uma área alagada e acaba preso na enchente não é reembolsado, pois estava consciente do risco que tinha pela frente. E não adianta esconder a situação da seguradora, porque ela tem como comprovar se o carro foi até a água ou se a água é que foi até ele.

Por que o valor das apólices varia tanto de um dia para outro, em qualquer companhia?[2]

Porque as seguradoras trabalham mais com os próprios índices de sinistralidade do que pela média do mercado. A lógica das companhias é dividir o prejuízo de um determinado modelo por todos os proprietários desse modelo que são seus clientes. Por isso, um carro pode ter um índice menor em uma companhia e maior em outra. Na média, os carros de seguro mais caro, em qualquer companhia, são os mais visados por ladrões, como Palio, Gol e Parati.

Um comentário:

  1. As perguntas são bem consistentes e práticas, de ultilidade pública, desse modo consciêntiza o usuário a estar atento no momento de contratar um seguro!

    ResponderExcluir

Escreva aqui seu comentario