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'Nosso produto é um objeto de desejo', diz presidente da Chubb

Fonte: O Estado de São Paulo

Há cinco anos à frente da Chubb Seguros, o curitibano Acacio Queiroz não esconde seu entusiasmo com as perspectivas do setor, que deve crescer 20% este ano. A empresa que preside faturou mais de R$ 780 milhões em 2009 e é uma das líderes em proteção de patrimônio pessoal para os consumidores de alto poder aquisitivo - com coberturas de joias, obras de arte, embarcações, mansões e aviões particulares, entre outros. "O produto Chubb é objeto de desejo", afirma Queiroz, em entrevista à repórter Letícia Bragaglia, do site Economia & Negócios do Estado.

Apesar da crise recente que abalou a economia mundial, o mercado de seguros continua crescendo no País. O que está dando impulso ao setor?

Nos últimos dez anos, o setor de seguros tem sustentado um crescimento três vezes maior do que o do PIB. Mesmo em 2009, ainda estremecido pela crise, o setor cresceu em torno de 8%. Para 2010, nossa previsão é de que cresçamos 20%.

Qual é a sua expectativa para os próximos anos?

Neste ano, vamos bater mais um recorde no setor automobilístico. Além disso, a percepção do consumidor da necessidade do seguro melhorou, acompanhando o aumento de sua renda. Mas ainda existe um espaço muito grande a ser explorado, como o segmento de previdência. Hoje, os seguros representam 3,5% do PIB, com uma receita de cerca de R$ 100 bilhões em 2009. O objetivo é de que, em cinco anos, atinjamos uma fatia de 6% do PIB. Além disso, a área de infraestrutura vai crescer muito com os projetos do PAC, Pré-Sal, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada do Rio de 2016.

A Chubb é uma seguradora que tem tradição no mercado sofisticado. Esse nicho vai crescer no País?

Vai crescer e muito. O consumo do mercado de luxo está crescendo no mundo e o mais interessante é que agora puxado pelos países emergentes. Na China, o consumo de produtos de luxo já é uma loucura e no Brasil não é diferente. Acredito nesse segmento.

Como a Chubb pretende ampliar a sua participação no mercado brasileiro?

Nossa estratégia está bem definida. O mercado de luxo está crescendo e não é somente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ele cresce em Porto Alegre, Curitiba e em muitas outras cidades. Implementamos uma expansão geográfica: hoje, nossos produtos já estão em todas as regiões.

Há cinco anos, estávamos concentrados no Sudeste. Nosso produto Chubb é objeto de desejo: as pessoas gostam de dizer que são segurados da Chubb porque recebem um atendimento muito diferenciado.

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