Breaking News

Planos de Saúde: Como funcionam os sistemas pré e pós-pago

Fonte: Valor Econômico

No Brasil, a maioria dos planos de saúde corporativos é contratada na modalidade pré-pagamento, ou seja, a operadora faz um orçamento com base no perfil da carteira de funcionários da empresa, que paga um valor fixo por mês. No momento da renovação do plano de saúde, a operadora cobra os gastos extras ocorridos no período anterior, com reajustes no valor do plano.

Os planos pós-pagamento são aqueles em que empresa paga para a operadora apenas pelos serviços usados pelos beneficiários, além de uma pequena taxa mensal. Normalmente, esse tipo de plano é adotado por companhias que possuem mais de 3 mil funcionários porque seu custo chega a ser 30% inferior quando comparado ao plano pré-pagamento.

A diferença entre as duas formas de cobrança é que no pré-pagamento, a empresa contratante do plano pode trocar de operadora no término do contrato e deixar o prejuízo do ano anterior para a operadora. Já na modalidade pós-pagamento, a empresa que trabalha com esse tipo de plano de saúde precisa arcar com o gasto extraordinário no mês seguinte.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario