Breaking News

Congresso estadual de corretores de seguros - por Antônio Penteado Mendonça

Fonte: O Estado de São Paulo

Há décadas, esse é um dos mais importantes eventos da atividade seguradora; o atual formato do setor vem de debates no Conec

Acontece em São Paulo, entre 7 e 10 de outubro, o Décimo Quarto Congresso Estadual dos Corretores de Seguros. Um dos mais importantes eventos da atividade seguradora, o Conec, há décadas tem sido palco das discussões que ao longo do tempo foram formatando o atual desenho do setor.

Este ano não deve ser diferente. Respondendo por praticamente metade do faturamento do setor, São Paulo abriga a maioria das sedes das seguradoras, boa parte das matrizes dos grandes segurados e tem a principal concentração industrial, comercial e de serviços do País, o que gera negócios de todos os tipos, pela penetração que os produtos de seguros têm em todas as áreas do Estado.

Apenas a título de exemplo, os seguros rurais, que devem passar por acelerado processo de modernização, começaram a se desenvolver no Brasil graças às decisões do governo paulista, primeiro, de criar a Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (Cosesp) e, depois, de subsidiar parte do prêmio de seguro devido pelo agricultor familiar, medida que acabou também encampada pelo governo federal, dando outra segurança e, consequentemente, outro impulso para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Foi nos painéis, palestras e debates do Conec que temas como comercialização de seguros ganharam visibilidade, arregimentando e unindo os corretores de seguros de tal forma que até os grandes conglomerados financeiros acabaram por eleger os corretores como importantes parceiros, modificando a tendência de privilegiar as agências dos bancos como principal canal de colocação desses produtos junto a seus clientes.

Também foi das discussões no Conec, decorrentes do amadurecimento da classe e da profissionalização de significativa parcela de corretores, que surgiram iniciativas como a elaboração de um Código de Ética e a ideia da criação de um Conselho Federal dos Corretores de Seguros.

Quer dizer, ao longo de mais de 20 anos de Congressos Estaduais dos Corretores de Seguros de São Paulo, ideias e iniciativas importantes para a categoria, e por tabela para toda a atividade seguradora, foram plantadas, germinaram e tomaram forma, para serem transformadas em ações concretas que levaram o mercado aos patamares atuais.

Dito assim, pode parecer pouco, mas se lembrarmos que até 1994 o setor de seguros contribuía com menos de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e que atualmente sua participação é de 3,5%, com chance de chegar a 6% nos próximos cinco anos, veremos que o Conec teve participação real na evolução de uma atividade importantíssima para o desenvolvimento sustentável da nação.

Este ano não deve ser diferente. O Brasil passa por um momento inédito de sua história, com tudo para dar o salto definitivo para o rol das nações desenvolvidas.

Não é apenas questão de ufanismo, mas, antes de tudo, de mudança de patamar social, com novos anseios e necessidades a serem preenchidos pela sociedade, e não só pelo governo.

Nesse contexto, temas como seguros para as camadas menos favorecidas, produtos para a nova classe média que chega com força, para as grandes obras de infraestrutura de todos os tipos que se espalham por todo o território nacional, para o agronegócio, para exportação, para produtos financeiros, além da revisão e modernização dos seguros existentes, fazem do décimo quarto Conec o fórum perfeito para aprofundar as discussões e, mais uma vez, permitir que ações conjuntas, envolvendo seguradoras, resseguradoras, planos de saúde privados, planos de previdência privada, capitalização e corretores de seguros, deságuem em benefícios concretos para o Brasil.

Pela temática dos painéis, pela qualidade dos palestrantes, pela quantidade de corretores inscritos e pela presença assegurada das principais operadoras de seguros do País, participar do Conec é quase que obrigação para todos os que de alguma forma interagem com as atividades de seguros.

Por isso, com certeza, dentro de poucos dias estaremos juntos no Centro de Convenções do Parque Anhembi.

ANTÔNIO PENTEADO MENDONÇA É ADVOGADO, SÓCIO DE PENTEADO MENDONÇA ADVOCACIA, PROFESSOR DA FIA-FEA/USP E DO PEC DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS E COMENTARISTA DA RÁDIO ELDORADO. E-MAIL: ADVOCACIA@PENTEADOMENDONCA.COM.BR

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario