Breaking News

Serviço diferenciado conta com o motorista amigo

Fonte: Valor Econômico

Autos Mercado cada vez mais competitivo vive período movimentado

consulta veterinária e, na hora de pagar, apresenta no caixa o seu seguro de automóvel. Em outro ponto da cidade, horas depois, o pai espera ansiosamente o retorno da filha que foi a uma festa em uma casa noturna. Ela chega acompanhada por um desconhecido, mas é apenas o funcionário da seguradora do veículo, o "motorista amigo", chamado pela própria dona do carro, que havia bebido um pouco. Cenas até há pouco tempo improváveis, nada mais são que estratégias lançadas por seguradoras de um mercado cada vez mais competitivo, onde o que vale é oferecer um produto diferenciado e de alta qualidade.

A preocupação das companhias é justificada. Até outubro, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram emplacados no país 2.656.319 carros de passeio, crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período de 2009. Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o volume de prêmios de autos, até setembro, acumulou R$ 16,667 bilhões, crescimento de 13,9%emrelaçaõ a 2009. "É a terceira categoria que mais avança no setor, depois de seguro patrimonial e habitacional", afirma Neival Rodrigues Freitas, diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Segundo Freitas, há cerca de 30 seguradoras operando no segmento de autos, concentradas em 20 corporações que não param de se mexer. No primeiro semestre, o mercado presenciou o fechamento de um acordo bilionário entre a espanhola Mapfre e a BB Seguros, do Banco do Brasil. Na mesma época, a BB Seguros acertou, junto à SulAmérica, a compra dos 30% restantes da Brasilveículos. "Há grande competição de preço e diversificação para encantar o cliente, como reboque 24 horas e serviços de para a residência. É uma tendência", afirma o diretor da FenSeg.

APorto Seguro detém a liderança (14,9%) na categoria de autos, com cerca de 1,8 milhão de veículos, que proporcionaram, até setembro, um volume de prêmios de R$ 2,307 bilhões. Por ser uma empresa de grande porte, com cerca de 7.800 funcionários, a companhia oferece uma série de benefícios, como serviços gratuitos para casa, descontos em estacionamentos e casas de espetáculos, instalação de rastreadores, além de opções inesperadas, como assistência remota para computadores domésticos e três consultas gratuitas em pet shops credenciados. "O segmento de autos representa 68% dos prêmios da empresa, por isso buscamos sempre oferecer algo a mais", afirma Marcelo Sebastião, diretor de autos da companhia.

Logo abaixo no ranking, o Bradesco Auto também sente o bom momento do mercado. "Já crescemos 26% em 2010", afirma Carlos Eduardo Correa do Lago, diretor da Bradesco Auto\/RE. Ele atribui o bom resultado à instalação de polos automotivos em grandes cidades.

No caso da Allianz, o alvo foi o motorista deficiente físico, que ganhou o Seguro Auto Especial. AAllianz criou um modelo que permite a ele receber a indenização pelo preço de mercado e não pelo pago na nota fiscal. "Pelo valor de compra, ele não conseguiria um modelo similar", explica Pedro Pimenta, superintendente da Allianz.

A SulAmérica desenvolveu um produto específico para o público feminino.A modalidade prevê serviço gratuito para troca de pneus, linha telefônica exclusiva, acompanhamento até a delegacia em caso de acidente e o suporte de um motorista para casos em que a condutora queira alguém para guiar o carro de volta para casa.

Concentrada em São Paulo, a Marítima lançou recentemente uma cobertura para os que sofrem com as enchentes - uma prestação especial de higienização e lavagem aos carros atingidos. "Nosso foco é o atendimento e a qualidade dos serviços. Não fazemos política de preço", diz José Carlos de Oliveira, diretor da empresa. Já a Azul, do grupo Porto Seguro, aposta exatamente no bolso do cliente. A companhia oferece planos básicos de cobertura, sem os benefícios da controladora, o que a faz atingir outras faixas de público.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario