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Amil fecha compra do Hospital Samaritano do Rio por R$ 180 mi

Fonte: Brasil Econômico

Negócio foi realizado pelo Hospital de Clínicas de Niterói e deve somar mais 93 leitos à rede da companhia

A Amil deu mais um passo para reforçar sua estrutura de atendimento.

A companhia comprou o Hospital Samaritano, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, por R$ 180 milhões. A operação foi realizada por meio do Hospital de Clínicas de Niterói, de propriedade de Edson de Godoy Bueno, principal acionista da Amil.

Com 93 leitos, o hospital é considerado um dos melhores da cidade e fatura R$ 210 milhões, segundo o fato relevante enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Como explica Henrique Shino Mata, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Seguro (SBMS), a Amil deve destinar o Samaritano para atendimento aos clientes do plano One, o convênio topo de linha da Amil, cuja mensalidade fica em aproximadamente R$ 700.

"O Samaritano atende um público AA", afirma Mata.

Segundo o comunicado da Amil, a primeira parcela referente à compra do Samaritano, de R$ 47 milhões, será paga na data de assinatura do contrato.

Mais R$ 43 milhões serão pagos em julho do próximo ano e o restante da dívida a companhia quitará em quatro parcelas iguais, semestrais e sucessivas, sendo a primeira com vencimento em janeiro de 2012.

Estratégia A Amil segue o modelo chamado de verticalização, quando a preferência da empresa é ter hospitais e laboratórios próprios. "Desta maneira, consegue otimizar seus custos.

A Bradesco Saúde, por exemplo, atende em hospitais de terceiros e eles cobram taxas sobre este uso. A operadora que tem seu hospital próprio não tem este custo", afirma o especialista. No entanto, o modelo, também tem suas desvantagens.

Segundo Mata, a principal delas é a dificuldade em se gerenciar uma estrutura tão grande.

"A operadora precisa de uma gestão muito competente para tomar conta de sua rede de atendimento", diz Mata.

Considerando rede própria e credenciada a Amil opera com 3,6 mil hospitais e 11,2 mil laboratórios.

Com 5,1 milhões de beneficiários, a empresa está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, alémdo Distrito Federal.

Novos mercados Recentemente, a empresa anunciou seus planos para a cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo. Na região, onde a Unimed é um dos planos de saúde favoritos, a Amil ainda é uma desconhecida.

Após operar durante um ano no antigo prédio da Blue Life - comprada pela Amil em 2007 - a companhia decidiu que precisava de uma sede própria para começar a chamar atenção dos moradores da cidade, além de concentrar em Campinas serviços antes feitos apenas na capital paulista. O prédio foi inaugurado em novembro deste ano.

Em paralelo às aquisições de hospitais, a Amil também vem comprando concorrentes desde 2002. Primeiro foi a vez da Amico Saúde. Em seguida, veio a compra das carteiras de clientes da Porto Seguro e da Semic. Em 2007, quando abriu o capital em bolsa, a companhia levou a Blue Life, a CliniHauer e a Medcard.

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