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Competição acirrada leva empresas a aumentar mimos oferecidos aos clientes

Fonte: Brasil Econômico

Assistência 24 horas é a mais valorizada pelos segurados, independentemente da cobertura contratada

Mimos para os clientes, um leque de serviços cada vez mais amplo, investimento em pesquisa e inteligência de mercado, desenvolvimento de novos produtos e canais para atender as mais variadas demandas, venda parcelada a perder de vista. Essas têm sido as principais estratégias das seguradoras para manter ou aumentar sua fatia de mercado e conquistar e fidelizar mais clientes nesse disputado segmento de seguros para autos.

"Esse mercado é como o de vendas de veículos: altamente competitivo em preços e o consumidor ajuda nisso porque ele pesquisa.

Temos no mínimo de 10 a 15companhias bastante ativas", diz Ricardo Saad, presidente da Bradesco Auto/RE. O executivo observa que a assistência 24 horas, embutida no seguro e que prevê uma série de serviços dependendo da modalidade, é a mais valorizada pelo cliente, independentemente da cobertura.

Na área de produtos, as mulheres, tradicionalmente mais calmas no trânsito, e os jovens, os mais temidos pelas seguradoras pelos altos índices de acidentes, estão no foco central da maior parte das empresas.

Algumas companhias oferecem para as mulheres, por exemplo, desde serviço de acompanhante para dirigir o automóvel quando a balada se estende após a meia- -noite, socorro para a troca de um pneu furado, seguro do carrinho do bebê a até mão de obra para pendurar cortinas. "Os mimos e serviços geram fidelidade.O cliente pode até não usar, mas quando tem um imprevisto e utiliza nunca mais esquece", afirma Anderson Mello, diretor de autos da Sulamérica.

Os jovens têm conseguido cada vez mais espaço nas pesquisas das seguradoras, que começam a mapear quais oferecem mais risco e, por isso, precisam pagar mais, e quais são mais tranquilos ao volante, de acordo com seus hábitos e pontuação nas carteiras de habilitação.

As empresas e os profissionais liberais também estão sendo observadas bem de perto pelas seguradoras,que procuram oferecer produtos e serviços diferenciados, sob medida, segundo as características específicas de cada negócio. "Os carros reservas devem ser iguais ou semelhantes aos que as empresas usam,senão não vão atender as suas necessidades quando elas surgirem", observa o diretor de seguros para autos d Porto Seguro, Marcelo Sebastião.Um produto de grande sucesso na Rodobens é o seguro para caminhões que a companhia desenvolveu em parceria com uma seguradora.

Há cerca de dois anos no mercado, ele já responde por 13% do volume mensal de vendas da empresa e o seu sucesso está no preço, definido a partir da quilometragem.

"Se o caminhão fica sem rodar por algum motivo,o segurado paga apenas uma taxa", explica Ailton Souza, diretor-geral da Rodobens Corretora de Seguros. I.N.

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