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Previdência: Com plano agressivo fica mais fácil reter talentos

Fonte: Valor Econômico

O cenário de escassez de talentos vem obrigando as empresas a encontrar novas fórmulas capazes de reter essa disputada força de trabalho. O plano de previdência privada, que já foi um diferencial na cesta de benefícios, já está mais disseminado. Segundo dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), 70% das grandes companhias oferecem planos de aposentadoria complementar aos empregados. Estimativas da instituição projetam um percentual de 90% para daqui a cinco anos. Uma das formas de fazer com que os planos sejam mais atrativos é aumentar a participação da empresa na contribuição mensal.

Foi o que fez o grupo EcoRodovias ao instituir em 2006 o plano empresarial de previdência privada. Na faixa dos executivos, a contribuição da empresa corresponde até a 8% dos salários, quando a média do mercado é de 5%. "Um dos principais objetivos ao implantarmos o benefício foi aumentar a retenção de talentos e, ao mesmo tempo, alinhar a empresa às melhores práticas de gestão do mercado de trabalho", explica Edson Vieira, diretor de RH da EcoRodovias. Em recente pesquisa de clima realizada pela companhia, foi observado que é um dos itens de maior índice de satisfação, com 91,03%.

A EcoRodovias investe neste benefício algo como 12% do custo total da mão-de-obra, R$ 1,8 milhão por ano. "A EcoRodovias possui 2.100 colaboradores que estão distribuídos em vários estados. Dependendo da cultura regional os percentuais de adesão ao plano por unidade de negócio variam de 43% a 84%".

Para Olavo Chiaradia, gerente de remuneração e benefícios do Hay Group, a previdência privada já pode ser considerada um item básico por causa da grande oferta existente. "Há dez anos, o produto era mais importante na cesta de benefícios. Atualmente seu formato homogêneo na media de contribuição das empresas faz com que poucos funcionários percebam nele um diferencial", argumenta.

Colabora para a falta de percepção de valor do produto por parte dos funcionários a ausência de esclarecimentos, segundo Carolina Wanderley, consultora sênior de previdência da Mercer, Nem sempre o RH sabe explicar bem as peculiaridades desse tipo de investimento e deixa de fazer campanhas de comunicação permanentes para lembrar os funcionários da importância do produto. " A previdência privada pode ser ótima para retenção e a atração de novos talentos, mas precisa de acompanhamento constante, atualizações conforme cenário de mercado, e a inclusão de novos diferenciais", afirma.

A saída para reconquistar o que já foi um lugar de glória é avançar nos prêmios. A multinacional GE, que oferece plano de previdência privada deste 1994, fez diversas alterações ao longo dos anos para tornar seu produto mais atrativo. Possuía um plano moderado que incluía renda variável numa proporção de 15% e 30% da carteira. Em 2009, criou mais dois perfis: 100% renda fixa e outro mais agressivo, com renda variável de 25% a 49%. "Fazemos pesquisas constantes para avaliar a necessidade de nossos 6 mil colaboradores", diz Alexandre Alfredo, diretor de Relações Institucionais da GE para a América Latina.

A GE contribui com 150% do valor pago pelo funcionário para quem recebe salário a partir de R$ 2.520,00 e tem até 45 anos de idade. Esse percentual aumenta nas faixas de idade mais alta e pode chegar a R$ 3,00 para cada R$ 1,00 colocado pelo funcionário (300%). "É um plano bem agressivo com rentabilidade bastante atrativa ", explica Alfredo. O fundo de previdência moderado da GE rendeu 22% nos últimos 2 anos até novembro. Este ano, em parceria com a BM&FBovespa realizou 20 palestras para todos os funcionários.

A EcoRodovias também está preocupada em intensificar as campanhas internas de conscientização, especialmente pela juventude de seu quadro de pessoal. Cerca de 20% dos colaboradores da empresa estão na faixa de até 25 anos; outros 24% têm entre 25 a 30 anos. A empresa constata que eles não expressam ainda uma preocupação absoluta com o futuro. Mas, ainda assim, o RH acredita que a linha de sensibilização adotada (campanhas periódicas), vai conquistá-los gradualmente quanto à necessidade de investimento.

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