Breaking News

Falta de seguro prejudica hoteis da região serrana do Rio

Fonte: DCI

Dos hotéis atingidos por deslizamentos e inundações em Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis - as principais cidades da região serrana do Rio de Janeiro -, cerca de 50% têm seguro patrimonial. Já o índice de grupos cobertos por seguros contra lucros cessantes é próximo a zero. A estimava é de Alfredo Lopes de Souza Júnior, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, na regional do Rio (Abih-RJ).

"Dos mais de 4 mil quartos de hotel que existem nestas três cidades, cerca de 2.400 - o equivalente a quase 60% - foram destruídos ou de alguma maneira comprometidos pelas chuvas", afirma Souza Júnior.

A Secretaria de Turismo do estado e a Abih calculam em US$ 30 milhões o prejuízo do setor de hospedagem da região serrana até o fim do Carnaval. Este montante incluiu apenas o valor das diárias.

De acordo com Souza Júnior, depois que as cidades forem recuperadas a idéia é lançar campanha que resgate a imagem da região serrana junto ao turista . Isto já foi feito em 2010 com Angra dos Reis, depois dos deslizamentos a cidade.

Ontem, em audiência com o vice -presidente Michel Temer o governador do Rio de janeiro Sérgio Cabral, solicitou a antecipação de recurso da 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e mudanças nas regras de distribuição da verba do Minha Casa, Minha Vida nas áreas afetadas pelas chuvas no estado. Neste caso, 100% da verba iriam para as vítimas das enchentes . Hoje, 50% são distribuídos por sorteio.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario