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Mercado Livre dá os primeiros passos para vender seguros on-line

Fonte Brasil Econômico / Thais Folego

Marsh e Zurich desenvolveram sistema e produto, que será oferecido na seção de classificados de automóveis e motos

O Mercado Livre estreia uma nova estratégia para viabilizar a venda de seguros. Ela começará na parte de classificados de automóveis e moto, que conta com um quarto dos acessos ao site, com a oferta de um seguro de acidentes pessoais com assistências para veículos. A meta inicial é vender 3mil apólices por mês.

Para o mercado, este deve ser um promissor canal de distribuição de apólices daqui para a frente. Para o Mercado Livre, plataforma de compra e venda online, também será a primeira experiência de anúncios contextualizados: a apólice será oferecida de forma integrada ao anúncio do carro ou moto.

No Brasil, já há experiências de venda de seguro pela internet, mas em outros contextos.

No caso de bancos, há algumas ofertas por meio do internet banking. Também há redes de varejo que fazem a venda em seus sites, quase como extensão de suas lojas físicas. A Lojas Americanas, por exemplo, oferece garantia estendida para seus produtos, tanto na loja física quanto na virtual.

No caso do Mercado Livre, o cenário é totalmente distinto, pois não se trata de uma loja, mas sim de uma plataforma na internet onde pessoas físicas compram e vendem produtos.

"Até então, o Mercado Livre nunca tinha feito oferta de seguros, ainda mais no formato de duas empresas alinhadas para oferecer no site um anúncio contextualizado", conta Helisson Lemos, diretor geral do Mercado Livre .

As duas empresas em questão envolvidas no processo são a corretora Marsh Affinity e a seguradora Zurich, que desenvolveram o produto e o sistema para a venda do seguro na plataforma do Mercado Livre. "Não quisemos colocar um seguro tradicional.

A Zurich fez um desenho específico para atender ao usuário do site que procura um carro ou moto", afirma Paulo Kudler, diretor comercial da Marsh Affinity.

"Trata-se de uma necessidade específica, para a qual não tinha nada pronto", completa Diego Azevedo, diretor de seguros massificados da Zurich.

Produtos Os dois primeiros produtos disponíveis no site são o Emergência Auto e o Emergência Moto, que oferecem serviços de assistência 24 horas (socorro elétrico, mecânico, reboque, troca de pneus e chaveiro, falta de combustível), atrelados a uma apólice de acidentes pessoais, que tem cobertura para morte acidental.

A contratação é feita de forma totalmente online, com pagamento em cartão de crédito ou débito em conta corrente. "A ideia é que o produto esteja relacionado a uma boa experiência de navegação e compra", diz Lemos, do Mercado Livre.

Segundo Azevedo, da Zurich, mais do que atingir a meta de venda de 3 mil seguros por mês, o principal objetivo é o aprendizado de um canal ainda pouco utilizado pela indústria de seguros.

"O objetivo é ser cada vez mais assertivo na venda." Uma vez ajustados os processos, já há reuniões planejadas para desenvolver novos seguros para oferecer na plataforma do Mercado Livre. "Há pelo menos cinco possibilidades de produtos", diz Kudler, da Marsh. Segundo ele, há prioridade na parceria com a Zurich, mas para outros tipos de seguros há a possibilidade de parcerias com outras seguradoras.

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