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Porto Seguro entra no ramo da telefonia celular

Fonte: Brasil Econômico / Fabiana Monte

Seguradora e Datora Telecom criam operadora virtual com aporte de R$ 10 milhões e meta de 1 milhão de clientes

A Porto Seguro vai atuar no mercado de telefonia, por meio da recém-criada Porto Seguro Telecomunicações. A seguradora anunciou ontem um acordo com a Tim para alugar capacidade de rede da companhia italiana, atuando como operadora móvel virtual. Tradicionalmente, em todo o mundo, essas empresas têm atuação de nicho e alugam capacidade de rede das operadoras tradicionais para prestar serviços. "A ideia é começar a vender primeiro para os nossos clientes e depois abrir para o resto do mercado", diz Italo Flammia, diretor de tecnologia da Porto Seguro.

O investimento no negócio no primeiro ano é de R$ 10 milhões, capital usado para abrir a nova empresa. "O investimento mais pesado se dará ao longo do tempoeàmedida que a base aumenta", diz Fabio Luchetti, vice-presidente executivo da Porto Seguro. Em cinco anos, a empresa espera atingir cerca de 1 milhão de clientes. "Mas vai depender muito da oferta, de como o mercado vai amadurecer.

A gente não está buscando volume, queremos bons clientes, que usem muito o celular e que aproveitem o serviço diferenciado", completa Flammia.

Operação O diretor diz que a intenção é lançar o serviço no início do segundo semestre. Mas o cronograma depende do aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O pedido está na área técnica da agência, depois passará pela procuradoria da Anatel e, por fim, pelo conselho diretor do órgão regulador, até ser publicado no Diário Oficial. Não há prazo para que o processo seja concluído.

A marca comercial do negócio ainda não está definida, mas algumas das possibilidades são "Porto" ou "Porto Tel". "O que vai aparecer no display do celular é Porto", diz Luchetti. "Vamos oferecer produtos que hoje não estão no portfólio das operadoras.

Temos uma lista tão grande que teremos de priorizar", diz Wilson Otero, CEO da Datora Telecom. A empresa tem 15 anos de atuação no mercado de telecomunicações e é acionista da Porto Seguro Telecomunicações junto com a Porto Seguro. A comunicação entre máquinas, como o envio de dados de chips instalados em veículos, será uma das áreas de atuação dono vonegócio.

No varejo A seguradora viu dois benefícios em atuar no novo segmento.

Primeiro, quer surprir suas necessidades de telefonia móvel, reduzindo custos. Anualmente, a Porto Seguro registra 20 milhões de ligações, entre chamadas recebidas e realizadas, além de 500 mil veículos rastreados por chips, que enviam informações por meio da rede de telefonia celular. "Essa frente já gerava oportunidades para a gente montar uma estrutura e ter vantagens competitivas de custo", diz Luchetti. Com a nova operação, a empresa também planeja desenvolver estratégias de mobilidade para seus 23mil corretores em todo o Brasil, que têm em suas mãos telefones celulares.

A segunda oportunidade é a oferta de serviços e benefícios para os 3,5 milhões de clientes da Porto Seguro, que tem 8,5 milhões de itens segurados.

"Conseguirei criar alguma estratégia vantajosa, algum benefício para que o meu cliente possa ter uma conta de telefone mais barata e serviços diferenciados", afirma Luchetti

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