Breaking News

Autoescola da PMA concede CNH gratuita aos alunos

Fonte: Portal Infonet

Já foram habilitadas no Centro Municipal de Formação de Condutores 217 pessoas e outras 27 estão prestes a concluir o curso

Com o objetivo de promover a inclusão e criar uma nova fonte de renda para a população carente, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), mantém o Centro Municipal de Formação de Condutores. Uma parceria com o Detran garante que os beneficiários, após participarem de um curso completo com aulas teóricas e práticas, obtenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem nenhum custo.

Já foram habilitadas no Centro Municipal de Formação de Condutores 217 pessoas e outras 27 estão prestes a concluir o curso. Contando com um médico e um psicólogo, além de instrutores de educação para o trânsito e agentes da SMTT, a equipe da autoescola municipal consegue atender turmas de até 30 alunos.

A intenção é permitir uma nova ocupação profissional para pessoas de baixa renda. "Nossa primeira turma foi de flanelinhas. Fizemos um cadastro com eles no Centro da cidade e hoje alguns deles trabalham até como motorista particular", conta a diretora-geral do Centro Municipal de Formação de Condutores, Edla Dias. Ainda segundo ela, da última turma a concluir o curso, cinco alunos já estão empregados graças à obtenção da CNH.

Os interessados em se inscrever precisam cumprir alguns pré-requisitos: ter estudado em escola pública; estar desempregado ou ter renda inferior a um salário mínimo; e estar inscrito em algum dos programas de assistência social do governo (como bolsa família, por exemplo). Para entrar na fila de espera basta ir à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) e realizar o cadastro.

Aulas

Todas as aulas são realizadas na Escolinha de Trânsito da SMTT. As aulas teóricas são ministradas por instrutores de educação para o trânsito. Já as práticas contam com quatro veículos da própria superintendência que atendem até 24 alunos nos três turnos. Além disso, parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Detran oferecem gratuitamente todos os exames médicos e psicológicos exigidos, além de isenção das taxas para obtenção da CNH.

Fonte: PMA

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario