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Maior aquisição de bens duráveis faz setor de seguros crescer 14,1% em 2010

Fonte: InfoMoney

SÃO PAULO - A maior aquisição de bens duráveis pela população, devido ao bom momento econômico com estabilidade monetária, controle da inflação e maior acesso ao crédito fez com que o faturamento das empresas de seguros atingisse R$ 70,3 bilhões em 2010, segundo revela estudo realizado pelo Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo).

De acordo com o levantamento, a quantia é 14,1% maior do que o faturamento apurado em 2009, sendo que, no ano passado, descontando o Dpvat, o montante apurado pelas empresas de seguros foi de R$ 64,5 bilhões, 14,8% superior ao ano anterior.

“Como resultado desse bom cenário econômico e da maior aquisição de bens, as pessoas passam a se preocupar mais em proteger seu patrimônio e assegurar o futuro de sua família. A isso se soma também a competência, a eficiência e o profissionalismo do setor”, avalia o presidente do Sincor-SP, Mário Sérgio de Almeida Santos.

Ramos
Mais uma vez, aponta a pesquisa, o seguro de automóvel foi o ramo com maior faturamento: R$ 20,1 bilhões (descontado o Dpvat), um crescimento de 15,3% sobre 2009. Considerando o seguro obrigatório, o faturamento do setor em 2010 ultrapassou os R$ 25,8 bilhões, crescendo 13,4% em comparação ao ano imediatamente anterior.

O ramo pessoas, descontando o VGBL, teve faturamento de R$ 15,7 bilhões, crescendo 14,6% entre 2009 e 2010. Já o segmento de Saúde apresentou receita de R$ 14 bilhões no ano passado, aproximadamente, 15% a mais do que em 2009.

Empresas
De modo geral, desconsiderando o VGBL, a Bradesco Seguros lidera o mercado, respondendo por 19,4% do setor; e com faturamento de R$ 12,4 bilhões.

Com participação 12,8% e faturamento de R$ 8,3 bilhões, o Banco do Brasil-Mapfre, no ano passado, assumiu o segundo lugar no ranking de principais empresas do mercado de seguros, ultrapassando a Sulamérica, que ficou em terceiro lugar com R$ 8,1 bilhões em faturamento e 12,6% de participação.

A Porto Seguro, cujo faturamento foi e R$ 7,4 bilhões, aparece em seguida, sendo que a participação da empresa no mercado ficou em 11,5%.

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